VENHA SER UM “NOVO SERVO” DA IGREJA SÃO JOSÉ

A Igreja São José está de portas abertas para receber aqueles que desejam colocar os dons a serviço da Igreja e ainda não estão comprometidos com nenhum serviço em grupos, pastorais ou movimentos. No dia 16 de setembro, domingo, às 8h30, começa o projeto “Novos Servos na São José”. Ao todo serão seis encontros de formação para que o voluntário possa conhecer mais e melhor a Igreja e as pastorais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria da Paróquia.

É um convite ao compromisso de ser Igreja viva, colocando os dons a serviço da comunidade. É a valorização do trabalho voluntário em favor de pessoas necessitadas. É o chamado ao serviço na Igreja de Jesus, que tem a missão de anunciar o Reino de Deus, testemunhando a Sua Palavra, ressalta Pe. Nelson Antonio Linhares, pároco da Igreja São José.

Oração, Louvor, Pregação, Partilha serão algumas das atividades desenvolvidas durante o curso.  A cada encontro temas diferentes serão abordados. “A espiritualidade do Servo”, “As qualidades e os meios de crescimento do Servo”, “Apresentação das pastorais e movimentos da Igreja São José”, “O relacionamento interpessoal nas pastorais: aprendizes da fraternidade!”, “O serviço numa Paróquia Redentorista: Igreja São José”, serão os assuntos abordados durante o projeto Novos Servos. Ao final serão convidados a participar dos grupos de acordo com a necessidade do serviço e o dom de cada novo servo.

PORQUE É DIFÍCIL VIVER SENDO SERVO?

Parece simples, mas na Igreja, a palavra servo tem um sentido diferente. Ter um coração de servo significa ter coragem para assumir e testemunhar sua fé com um renovado ardor missionário. Ser servo é um chamado de Deus. É um dom de Deus. E, diante da situação que o mundo se encontra faz-se urgente a existência de inúmeros servos. Muitos que servem, desejam ser vistos, reconhecidos e remunerados pelas suas ‘boas ações’, quando isso não ocorre desistem e reclamam a falta de reconhecimento. A questão é que nesse caso, o reconhecimento do servo vem de Deus.

Mas será que existem serviços pastorais na Igreja para todos os dons? De acordo com o carisma da Arquidiocese e da Congregação a que a Igreja pertença existem ministérios  característicos de sua espiritualidade. Assim existem ministério de oração de cura e aconselhamento, de pregação, de intercessão, de música, de teatro, de ensino, de dança, de evangelização, de seminário de vida no Espírito, servos de seminário, de acolhimento, de pastoreio, de animadores de grupos de oração, saúde, de comunicação e outros que o Senhor queira inspirar. Na Igreja São José por exemplo, existe a pastoral da Acolhida, Comunicação, Liturgia, Música e muito mais. Portanto, vista a camisa do voluntariado e seja um servo na Igreja São José.