UMA SEMANA PARA CELEBRAR A FAMÍLIA

Celebrada no mês de agosto entre os dias 13 a 19, a Semana Nacional da Família é um momento privilegiado para salientar a importância de uma instituição fundamental na formação do ser humano.  Na Igreja São José, a Semana será lembrada em todas as  celebrações, onde a Pastoral da Família estará presente. Esse ano o tema é “ Família, uma luz para a vida em sociedade.” Em todas as celebrações eucarísticas e nas atividades, temas sobre  a realidade e os valores da família serão trabalhados. Além disso, no grupo de orações e no Terço dos Homens, serão intensificadas a oração pelas famílias, bem como palestras sobre os valores das famílias.

A Semana Nacional da Família é um momento ímpar na Igreja do Brasil, no qual milhares de famílias se unem para compartilhar, dialogar, rezar, aprofundar e celebrar aspectos importantes da missão da família cristã no mundo de hoje, ressalta Pe. Nelson Antonio Linhares, pároco da Igreja São Jose.

Os encontros para a Semana Nacional da Família são compostos de orações, cantos, momentos de escuta da Palavra de Deus e de partilha. Em cada um deles, a reflexão da temática é direcionada a partir de textos bíblicos, de trechos de documentos do Magistério da Igreja e de pequenas histórias. Este ano, como compromisso de fé, amor e missão, as famílias poderão consagrar sua casa à Sagrada Família de Nazaré.
De acordo com o padre, o contexto atual exige da ação evangelizadora um profundo ardor missionário para ajudar as famílias a não perderem de vista a sua missão primordial de ser a primeira escola das virtudes sociais de que a sociedade tem necessidade.

A família participa decisivamente no desenvolvimento da sociedade. É o lugar privilegiado para forjar no coração do homem os valores perenes, sejam eles espirituais ou civis, lembra.

O QUE É A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA?

A Semana Nacional da Família (SNF) é um momento forte no qual a Pastoral Familiar, em articulação com as demais pastorais, movimentos, serviços e a sociedade em geral, intensifica seus esforços no sentido de evangelizar a família na globalização de seus diversos aspectos e realidades.

Organizada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) faz parte do calendário de praticamente todas as Paróquias do Brasil. É hoje uma realidade que teve início, em ambito nacional em 1992. Foi uma resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade.
Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto por ser o mês vocacional. Algumas comunidades não podem realizar a SNF nesta data, podendo então ajustar a realidade local!

COMO SURGIU A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA?

Semana Nacional da Família – evento anual que faz parte do calendário de praticamente todas as paróquias do Brasil – é hoje uma realidade. Ela teve início em 1992, como resposta à inquietação, ao descontentamento e ao desejo de fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. E escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao Dia dos Pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional.

O Concílio Vaticano II já tinha chamado a família de “Igreja doméstica” (Lumen gentium, n. 11), onde Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido. Além disso, ensinou que “a salvação da pessoa e da sociedade humana está intimamente ligada à condição feliz da comunidade conjugal e familiar” (Gaudium ET spes. N. 47). Por isso, um olhar atento haverá de ser dirigido à família, que deve ser considerada “um dos eixos transversais de toda ação evangelizadora”. A Pastoral Familiar poderá contribuir para que a família seja reconhecida e vivida como lugar de realização humana, a mais intensa possível, na experiência de paternidade, maternidade e filiação.

PROGRAMAÇÃO NA SÃO JOSÉ

Dia 13/08, domingo – Dia dos Pais
Abertura da Semana da Família
em todas as Missas dominicais

Dia 14/08, segunda-feira
12h: Encontro de Oração pelas famílias
19h: Terço dos Homens pelas famílias

Dia 15/08, terça-feira, feriado
Nossa Senhora da Boa Viagem,
padroeira de Belo Horizonte
17h: Procissão luminosa e Santa Missa presidida
pelo Arcebispo Dom Walmor

Dia 16/08, quarta-feira
9h: Ação de saúde e cidadania nos jardins da Igreja
(Serviços de odontologia, exames de vista, corte de
cabelo, orientação jurídica, aferição de glicose)
19h: Grupo de Oração Resgate: Orando pelas famílias

Dia 17/08, quinta-feira
12h: Adoração ao Santíssimo: Abençoa, Senhor,
nossas famílias!
19h: Palestra com o Pe. Nelson Antonio, CSsR:                                                                                                                                   Família: uma luz para a vida em sociedade!

Dia 19/08, sábado
16h: Grupo de casais
18h: Missa festiva com bênção para os casais
19h30: Seresta das Famílias, com música ao vivo