UMA SEMANA PARA CELEBRAR A FAMÍLIA

Igreja São José promove semana especial para rezar e refletir sobre os desafios da família no mundo de hoje. Participe!

Entre os dias 12 e 18 de agosto de 2018 será celebrada em todo o Brasil a Semana Nacional da Família, evento promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, que tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, mesmo tema do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece em Dublim, Irlanda, em agosto. Portanto, devemos nos preparar para viver intensamente a alegria que os eventos proporcionarão.

“Esta semana é um tempo propício para meditar e discutir sobre as dificuldades da família diante das transformações do mundo. A experiência da fé é um alicerce importante para que a família seja construída sobre a rocha firme do amor e da comunhão, resgatando a alegria da convivência”, afirmou o Padre Nelson Antonio, pároco da Igreja São José.

As atividades da Semana Nacional da Família na Igreja São José são compostas de celebrações, orações, cantos, momentos de escuta da Palavra de Deus e de partilha em comunidade. Em cada um deles, a reflexão da temática é direcionada a partir de textos bíblicos, que iluminam as meditações feitas.

O QUE É A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA?

A Semana Nacional da Família (SNF) é um momento forte no qual a Pastoral Familiar, em articulação com as demais pastorais, movimentos, serviços e a sociedade em geral, intensifica seus esforços no sentido de evangelizar a família na globalização de seus diversos aspectos e realidades.

Organizada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) faz parte do calendário de praticamente todas as Paróquias do Brasil. É hoje uma realidade que teve início, em âmbito nacional em 1992. Foi uma resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade.

Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto por ser o mês vocacional. Algumas comunidades não podem realizar a SNF nesta data, podendo então ajustar a realidade local!

COMO SURGIU A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA?

A Semana Nacional da Família – evento anual que faz parte do calendário de praticamente todas as paróquias do Brasil – é hoje uma realidade. Ela teve início em 1992, como resposta à inquietação, ao descontentamento e ao desejo de fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. E escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao Dia dos Pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional.

O Concílio Vaticano II já tinha chamado a família de “Igreja doméstica” (Lumen gentium, n. 11), onde Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido. Além disso, ensinou que “a salvação da pessoa e da sociedade humana está intimamente ligada à condição feliz da comunidade conjugal e familiar” (Gaudium ET spes. N. 47). Por isso, um olhar atento haverá de ser dirigido à família, que deve ser considerada “um dos eixos transversais de toda ação evangelizadora”. A Pastoral Familiar poderá contribuir para que a família seja reconhecida e vivida como lugar de realização humana, a mais intensa possível, na experiência de paternidade, maternidade e filiação.

PROGRAMAÇÃO NA IGREJA SÃO JOSÉ

Dia 12/08, domingo – Dia dos Pais

7h, 8h30, 10h, 11h30, 16h, 17h30 e 19h

Missas dominicais com abertura da Semana da Família

Dia 13/08, segunda-feira

7h, 8h, 18h e 19h

Missas e Novena a São Geraldo, com oração pelas grávidas e mulheres com dificuldades de engravidar

12h: Grupo de Oração pelas famílias que sofrem

19h: Terço dos Homens pelas famílias

Dia 14/08, terça-feira

7h: Missa

12h: Reza do Terço mariano pelas famílias

Dia 15/08, quarta-feira, feriado

Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte

7h e 8h: Missas e Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: mães rezando por seus filhos!

17h: Procissão luminosa com a imagem de Nossa senhora da Boa Viagem (Praça da Rodoviária)

Dia 16/08, quinta-feira

7h, 8h, 18h e 19h: Missas

9h às 16h: Ação de saúde e cidadania, no pátio da Igreja

12h: Adoração ao Santíssimo Sacramento pelas famílias sofredoras

Dia 17/08, sexta-feira

7h, 8h, 18h e 19h: Missas

12h: Ofício Divino pelas famílias

15h: Reza do Terço da Misericórdia

Dia 19/08, sábado

7h, 8h e 18h: Missas

16h: Encontro com a Terceira Idade

20h às 22h: Noite do “Strogonoff, confraternização das famílias, com música ao vivo (Adquira seu convite na secretaria. A renda será destinada à Campanha São José é 10).