TERÇA-FEIRA SANTA: MISSA E TEATRO

TERÇA-FEIRA SANTA

A SEMANA SANTA é um tempo especial da Graça de Deus, onde a Igreja Católica vivencia os seus gestos de devoção, suas celebrações, a proclamação da Palavra e os sacramentos para fazer memória de um grande fato histórico: a declaração de amor de Deus por nós que passa pela MORTE DE CRUZ e pela RESSURREIÇÃO de Jesus.

É por isso que os fiéis se fizeram presentes para participarem da missa, do sacramento da confissão e muitos ainda buscaram, durante todo o dia, o silêncio do templo para meditar e se encontrar com Deus.

TERÇA FEIRA SANTA é o dia em que, com grande tristeza, Jesus anuncia a sua morte, causando grande sofrimento aos seus discípulos. Anuncia também a traição e indica o traidor. Judas sai possuído por satanás, para trair o seu Mestre.

Às 18 horas, aconteceu a celebração da missa que iniciou com a procissão da equipe litúrgica presidida pelo Padre Nelson, os acólitos portando lanternas, o banner da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e superação da violência”, o estandarte de São José e o grande sinal da nossa salvação, a CRUZ ornada com uma faixa roxa, símbolo do tempo da quaresma. O povo cantava: “Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação…” Já no altar, o celebrante acolheu a todos e explicou o sentido da procissão. No rito penitencial, ao se lembrar da traição de Judas, o padre nos questionou sobre nossas traições diárias e a necessidade de buscarmos o perdão de Deus.

Na proclamação da Palavra, a 1ª leitura do livro de Isaias 49,1-8, o servo escolhido de Deus desde o ventre da mãe, se sente como uma “espada afiada” que penetra os corações e incomoda ao profetizar sobre a justiça de Deus muito diferente da nossa. O refrão do salmo: “Minha boca anunciará toda a justiça” nos comprometeu com a vontade de Deus. Na leitura do Evangelho de João 13,21-33.36-38, Jesus se comoveu ao falar, em torno da mesa, para os seus discípulos, sobre a traição de um deles. Depois dos aplausos à Palavra de Deus, padre Nelson refletiu sobre o tema da traição. “Agora será glorificado o Filho do Homem”! Que “agora” longo! Sairá da mesa, da intimidade e ganhará as ruas, onde Judas e Pedro marcaram a história sagrada com estes dois gestos de traição registrados na Bíblia para que não nos esqueçamos de que esse crime foi um desfecho de um processo cheio de conchavos, mentiras, orgulho, egoísmo…

A celebração da missa continuou com o ofertório onde se repetia o refrão: “Senhor da vida, Tu és a nossa salvação”! O Pai Nosso, a Comunhão em duas espécies foram gestos que buscavam atualizar aquela outra ceia de Jesus com os seus discípulos. Ao final da missa, padre Nelson agradeceu a participação da equipe litúrgica, lembrou-nos sobre os eventos programados para acontecer durante a Semana Santa e convidou os fiéis a  permanecerem na igreja para assistirem a Encenação da Paixão de Cristo, feita pelos artistas da Nova Arte Jovem, dirigidos por Luciano de Lima.

A encenação iniciou com a apresentação das bem-aventuranças, a cena da mulher adúltera que Jesus salvou de ser apedrejada, a traição de Judas, a grande noite da tristeza quando os discípulos não foram capazes de vigiar junto com Jesus e dormiram enquanto Jesus clamava para que o Pai afastasse dele aquele cálice. Satanás e os seus anjos se revezavam para se fazerem presentes tentando-o e reanimando-o a fazer o seu ato de fé: “Se esta é a Tua vontade, que Eu beba este cálice e seja feita a Tua vontade!” A partir de então, entraram em cena Pilatos e Herodes que concluíram o julgamento e condenaram Jesus à morte e morte de cruz. Muitas pessoas se emocionaram e se sentiram tocadas. A cena da crucifixão, no pátio, à porta da Igreja, calou fundo nos corações.

Ao final, Padre Nelson apresentou os artistas e os agradeceu, elogiou a atuação de todos e agradeceu a presença dos que permaneceram na Igreja.

(Texto: Eva, da Pascom)