TEMPO DE ADVENTO É TEMPO DE MUDANÇA! TEMPO DE ESPERANÇA!

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós,cheio de graça e de verdade. “ (Jo 1,14)

O Natal está chegando. É hora de montar a árvore, pendurar a guirlanda na porta, acender velas, preparar o presépio, o clima vai tomando conta das pessoas e dos lugares. Nos shoppings  a largada para a correria atrás dos presentes já foi dada. É quando se vê também sorrisos se abrirem de forma mais terna, paciência ganha um contorno mais frequente. Mas o verdadeiro sentido do Natal é muito mais do que troca de presentes e cumprimentos. No domingo (2) começa na Igreja, um novo tempo litúrgico, o Advento. São os quatro domingos que antecedem o Natal e, cada um guarda uma mensagem própria e bastante peculiar. É o tempo de vigiläncia, de preparar o caminho e de mudança.

Advento é um tempo especial para pensar sobre o sentido da nossa vida, da nossa fé, da nossa esperança. Neste tempo esperamos renovação na nossa vida pessoal, familiar, social, econômica… porque acreditamos no poder e na promessa de Deus quando enviou seu Filho ao mundo.   O tempo de advento é um tempo em que as pessoas se sensibilizam, se alegram, se tornam abertas à comunhão, ao amor, ao perdão. É também um tempo em que muitos se entristecem pois pensam em seus sonhos, em sua realidade, em sua vida, em sua falta de esperança e se apercebem de sua solidão, de sua pobreza… Entretanto, é um tempo em que Deus nos convida a buscar um lugar, a lutar por acolhida, como Maria e José que bateram de porta em porta. Vivamos esta preparação com profundidade e entrega, ressalta Pe. Nelson Antonio Linhares, pároco da Igreja São José.

Mas para que o Menino Jesus renasça no coração de cada um é fundamental preparar o caminho para que a mudança não ocorra apenas no entusiasmo das festas natalinas e sim, no dia-a-dia da vida. Nesse sentido, o tempo do Advento é tempo de refletir. Refletir sobre como cada um está aproveitando o tempo que tem, para ser feliz e fazer os outros felizes.  Seja no trabalho, seja na família, seja no casamento, seja no namoro,  seja nos estudos, o que é preciso mudar para que o Natal de 2018, seja diferente dos outros? Para ajudar nessa reflexão e na preparação desse caminho, a Igreja São José  no 1º Domingo do Advento, propõe três atitudes concretas rumo a um novo caminhar, a Novena em Família, Roteiro de Celebração da Noite de Natal , além das Celebrações Eucarísticas e das atividades desse tempo.

Novena de Natal em Família – No livro da Novena de Natal você poderá encontrar uma proposta de celebração do natal em família. Todos estes dias estão marcados pela espera do nascimento de Nosso Senhor Jesus. Nesses nove dias, a Igreja nos convida a olhar as atitudes de Maria e de José e aprendermos, com Ele, como se vive de acordo com a vontade do Pai. E o livro da Novena ajuda na preparação do coração para que também nasça em cada um de nós o Menino Jesus. A Novena pode ser adquirida na lojinha da paróquia.

• Roteiro de Celebração da Noite de Natal – Esse ano todas as Igrejas da Congregação Redentorista de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo vão distribuir um roteiro para ajudar a família a celebrar a chegada do Menino Jesus nas casas e no coração de cada um, através da oração.

Por tudo isso, que o Tempo do Advento é um tempo dedicado a “preparar o caminho do Senhor” para que Ele possa renascer nos corações, não apenas no Natal,mas no dia-a-dia de cada um. A equipe de comunicação do site deseja um Advento de crescimento e mudança para que cada um possa ser uma pessoa melhor e mais feliz.