CORPUS CHRISTI REÚNE MILHARES DE FIÉIS

A Solenidade de Corpus Christi foi comemorada no dia 31 de maio e ocorre sempre numa quinta-feira, para lembrar o dia em que Jesus instituiu a Eucaristia. Desde as 6h, fiéis chegaram à Igreja São José para a confecção dos tradicionais tapetes nas escadarias e na Avenida Afonso Pena. Com o lema: “Eucaristia: alimento da Justiça e da Misericórdia”, os voluntários, no período de 6h às 12h30, usaram serragem e materiais reciclados para cobrirem os desenhos  que ligaram as Paróquias São José a Nossa Senhora da Boa Viagem, um percurso de mais de 1km pela Avenida Afonso Pena.

O desafio foi lançado. Muita correria e ansiedade com o trabalho. Sacos de serragem eram transportados para os locais devidos. Ao longo de toda a manhã muitos voluntários se dedicaram à confecção dos tapetes. Parecia que não ia dar tempo, mas pouco a pouco as imagens foram ganhando cor e forma e como num piscar de olhos estava tudo pronto. Os carros passavam, os motoristas buzinavam em sinal de cumprimento, faziam perguntas, elogiavam. Outros transeuntes tiravam fotos. Muitos casais traziam seus filhos pequenos para ver. Todos se encantaram. E o que se viu foi um lindo testemunho de evangelização eucarística por meio da arte.

Tudo pronto. Às 16h, começou a missa que foi presidida pelo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte, e concelebrada por padres da Forania, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. O Pe. Nelson Antonio Linhares, Padre José Augusto e Padre Carvalhais, Redentoristas da Igreja São José estavam lá.

Após a Missa, iniciou-se a procissão com o Santíssimo Sacramento. Em cima de um trio elétrico, Pe. Nelson, Luciana, Tânia e Silvano  conduziram os fiéis, rezando e cantando, até  a Igreja São José, onde é pároco. Com velas acessas e terços nas mãos, a multidão percorreu um quilômetro,  ao longo da avenida Afonso Pena. Com serenidade, ao lado dos tapetes, os Padres foram se revezando na condução do Santíssimo Sacramento. No Templo, a multidão lotou a São José para receber a Bênção do Santíssimo que encerrou a programação de Corpus Christi.

Segundo o Padre Nelson: “agradeço o espírito de doação daqueles que trabalharam na aquisição e na preparação da serragem, daqueles que atravessaram a manhã confeccionando os tapetes e daqueles que ajudaram na coordenação dos trabalhos! A alegria e o amor que os moveram nesse trabalho também será gravado no coração de Deus, razão maior de nossa festa”.