SEXTA-FEIRA SANTA NA IGREJA SÃO JOSÉ

SEXTA-FEIRA SANTA

Em um profundo silêncio, um grande número de Cristãos Católicos, se reuniu às 15h da sexta-feira Santa, na Igreja de São José, uma das principais igrejas do centro de BH, para celebrar a Solene Ação Litúrgica da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em respeito à grande importância do momento, os três celebrantes, Pe. José Augusto, Pe. Nelson, e Pe. Ricardo, fizeram silenciosamente a procissão de entrada e se prostraram ao chão, à frente do presbitério, em sinal de despojamento e humildade, antes do início da solene celebração.

O Presidente da celebração, Pe. José Augusto, acolheu a todos os presentes, com uma oração inicial, e em seguida, foram feitas as leituras Bíblicas: Primeira leitura do Livro do Profeta Isaias 52,13-53,12, Segunda leitura da Carta de São Paulo aos Hebreus 4,14-16,5,7-9 e Salmo 30, que foi cantado.

Durante a Aclamação ao Evangelho, o Anuncio da Paixão de Cristo relatado no do Livro de São João 18,1-19,42, foi lido em forma de jogral, onde o Pe. José Augusto, representava Jesus e o demais leitores se intercalavam conforme os acontecimentos bíblicos descritos, contando também, com participação de todos os presentes nas respostas coletivas.

Durante sua homilia, Pe. Ricardo enfatizou, “que Celebrar a Paixão de Cristo é Celebrar a Paixão do Mundo, não o mundano, mas, o do mundo que precisa da Graça de Deus. Que ser Cristão, é viver a Paixão de Cristo, na certeza da Ressureição e não ficar parado no mistério da morte”.

Prosseguiu Pe. Ricardo, dizendo sobre a grande obediência, fidelidade e generosidade de Cristo a Deus, e seu sacrifício, para garantir a salvação de toda humanidade, a fim de podermos viver em um mundo livre e com amor, dando um sentido maior as nossas vidas. Lembrou da fala de Jesus durante a Santa Ceia, realizada nesta Quinta-Feira Santa, que chamava seus discípulos de amigos e não servos, em seu grande sinal de amor, sempre tão bem demonstrado.

Não deixou Pe. Ricardo, de ressaltar as grandes mazelas do mundo, com tantas formas de sofrimento que assolam a sociedade, conforme destacado pela Campanha da Fraternidade, que traz em seu tema: Fraternidade e Superação da Violência. Concluiu sua homilia dizendo, que hoje, o único dia em que em nenhuma Igreja no mundo se é celebrado missas, se é lembrado, que a Palavra de Deus é sempre Divina.

Dando seguimento à Ação Litúrgica de hoje, foi realizada dentro da Oração Universal, orações dedicadas a diversos seguimentos da sociedade, desde os religiosos, poderes públicos, e por todos os demais, principalmente pelas pessoas que sofrem provações.

Em seguida, ao som de uma matraca (instrumento de madeira, com pedaço de ferro que produz som, usado para anunciar uma procissão), a Cruz com Jesus Crucificado, era carregada por três homens, caracterizados como discípulos, em uma procissão de entrada, sobre o olhar atento de todos os presentes. A Cruz, foi colocada sobre um suporte, de maneira a representar o Calvário ou Gólgota, para que todos os presentes, em procissão, pudessem fazer uma adoração, tocando ou beijando-a. Na verdade, trata-se de adorar o crucificado, que é Jesus!

Durante a procissão dos fiéis para a sua adoração a Cruz, a equipe de música entoava cantos e o Padre Nelson intercalava com orações em diversas intenções.

Após o beijo na Cruz, numa demonstração de fidelidade e amor à Cruz de Cristo, realizou-se a distribuição da Comunhão.

Antes da benção final, Pe. Nelson, convidou a todos a participarem da Via Sacra que aconteceu na Praça da Liberdade, às 18h, coordenada pelas Paróquias da Boa Viagem, São José e Lourdes.

Pe. José Augusto, rezou a bênção final, encerrando assim, esta contemplativa tarde de Sexta-Feira Santa.

Texto: Mônica (Pascom)