SEGUNDO DIA DA NOVENA DE SÃO JOSÉ LOTA A IGREJA

Foi com a reflexão “Desafios da Família”, que no dia 11 de Março de 2019, às 18 horas, foi realizado, na Igreja de São José, o segundo dia da Novena de seu padroeiro, São José, esta, Foi presidida por Padre Ronaldo, que iniciou a novena cantando o Hino a São José. Os fiéis devotos lotaram a Igreja e em seguida, foram iniciadas as leituras, no livro da Novena de São José, que traziam como mensagem central os desafios da família na contemporaneidade.

Pe. Ronaldo iniciou com o questionamento trazido pela novena, “É permitido ao Homem demitir sua esposa por qualquer motivo?” A resposta foi dada pelo Evangelho de Mateus, Cp 19:6. Seguidamente, falou sobre a necessidade de voltar o olhar para a realidade concreta, um olhar de compreensão mais aprofundado para o casamento, para a família.

Questionou ainda, aos fiéis que estavam ali presentes, “Quais são os desafios da família atualmente”, estes responderam: drogas, uso excessivo da internet, entre outros. Finalizou dizendo que “Em nossas casas deve existir o diálogo, presença, tempo, afetividade.”.

Pe. Ronaldo e o grande número de fiéis presentes, juntos, saldaram o padroeiro São José com uma emocionada salva de palmas, encerrando a novena e dando início a Celebração Eucarística.

A procissão de entrada foi iniciada pelo corredor central da Igreja, à frente foi carregada a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo e esta foi iluminada pelas lanternas à direita e esquerda, seguida pelo estandarte de São José.

Pe. Ronaldo iniciou saudando a todos os fiéis, cantando o hino de São José, e em seguida a bela canção de Roberto Carlos “Jesus Cristo”, e então foram realizadas as orações iniciais, Pe. Ronaldo, disse “Tudo podia ser melhor se nos parecêssemos com Jesus Cristo, peça para ser parecido com Jesus Cristo”.

As leituras Bíblicas foram a 1ª leitura, realizada por Luiz Gonzaga foi do livro de Levítico 19, 1-2. 11-18, o Salmo cantado 18 e a Proclamação ao Evangelho no Livro de São Mateus 25, 31-46.

Durante sua homilia, no ambão da palavra, Pe. Ronaldo convidou a todos os presentes a refletirem sobre como é difícil dialogar nos tempos atuais, pois, o ódio, rancor e a intolerância estão muito presentes na sociedade, lembrou que são poucos que entendem a linguagem do amor, mas somente essa linguagem é o caminho, o caminho que Deus propôs aos seus filhos é o do amor.

No decorrer de sua reflexão, Pe. Ronaldo convidou a assembleia a exercitar o amor, a compreensão, lembrou que “É preciso quebrar as correntes para que o amor possa aflorar, sejamos primeiro discípulos e somente depois, missionários”.

No momento da comunhão, a canção “Venho, Senhor, oferecer” foi cantada junto à assembleia, e seguidamente a oração do Pai Nosso foi realizada com todos os fieis de mãos dadas, estes, após esse belíssimo momento cataram junto a Pe. Ronaldo a música “Eu quero ter um milhão de amigos” e “Cordeiro de Deus”.

A benção final foi realizada por Pe. Ronaldo que seguidamente operou a bênção dos objetos e convidou a irem à frente os membros do terço dos homens, que é rezado às segundas feiras na Igreja, após, os fiéis junto ao Padre voltaram-se para a Imagem da Sagrada Família para pedir paz e saúde, e louvaram dizendo “Viva a Sagrada Família”, e então, todos puderam retornar aos seus lares, com a certeza de que podem dar mais amor ao mundo e a seus familiares, pois, esse é o desejo de nosso Senhor Jesus Cristo.