SEGUNDA-FEIRA SANTA – 26/03/2018

SEGUNDA – FEIRA SANTA

Na segunda-feira Santa, dia 26 de março, às 8h, foi realizada a celebração Eucarística, presidida pelo pároco Pe. Nelson Antônio, na Igreja de São José, no centro de BH, dando continuidade às celebrações da Semana Santa.

Pe. Nelson, lembrou a todos os presentes, que a Semana Santa, iniciada com o Domingo de Ramos, é também chamada de Semana Maior, pois nela se celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.  Portanto, nesta semana especial temos momentos de oração, contemplação, e oportunidade de revermos e arrependermos de nossos pecados, com vários horários de confissão individual e comunitária.

Ao longo desta semana celebramos:

• No domingo, houve o Domingo de Ramos, com a celebração da entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, com a benção dos ramos levadas pelos fiéis;
  • Na segunda feira santa, Jesus é ungido por Maria, irmã de Marta e Lazaro, amigos de Jesus;
  • Na terça-feira santa, Jesus, amaldiçoa uma figueira (Mt 21.18-20), como sinal de sua tristeza pela traição que sofreu por Judas, um de seus amados discípulos;
  • Na quarta-feira santa, a liturgia recorda o dia das Trevas, em que a Igreja celebra, o mundo que já se encontra em trevas, devido à proximidade da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo;
  • Na quinta-feira santa, é celebrada a última ceia de Jesus com seus discípulos, e sua demonstração de humildade, ao se abaixar para lavar os pés dos mesmos
  • Na sexta-feira santa fazemos memória da Crucificação de Cristo;
  • No sábado santo é realizada a Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, ecoando o grito da Páscoa;
  • No domingo de Páscoa, celebra–se a Ressurreição de Cristo, a nossa tão esperada Páscoa, não de chocolates e coelhos, mas, de vida, de amor e de misericórdia de Deus.

A partir das leituras litúrgicas desta segunda-feira santa, no Livro de Isaias 42-1-7 e no Evangelho de São João 12,1-11, Pe. Nelson fez, em sua homilia, uma profunda reflexão sobre o prenuncio de todos sofrimentos a que Jesus passaria, conforme relatado no Livro do Profeta Isaias, e a grande característica do silencio de Jesus, que acatou obedientemente sua missão, não por covardia, mas por obediência e fidelidade à vontade de Deus.

Pe. Nelson, também lembrou do gesto nobre de Maria, irmã de Marta e Lázaro, amigos de Jesus, que lavou os pés de Jesus com um caro perfume e os secou com seus cabelos, representado aquela que acolhe a Jesus, que vai ao encontro do mestre. Comentou também sobre os inimigos da cruz, aqueles que andam no caminho da violência, da maldade e da corrupção, como muito falado na Campanha da Fraternidade, e que muitas vezes, estão inseridos entre as autoridades religiosas, políticas, civis, que como Judas, colocam o dinheiro à frente de tudo. Encerrando sua bela homilia, convidou a todos, a derramar o melhor de seus corações para Jesus.

Como ocorre em todas as segundas-feiras, ao final da Missa houve a Novena perpétua a São Geraldo, com o tema: Geraldo e o Cristo Crucificado. Todos, com suas atenções voltadas à imagem do glorioso São Geraldo, fizeram suas preces e agradecimentos.

Feitas as orações e cânticos a São Geraldo, Pe. Nelson, abençoou a água, que foi aspergida, em todos que se aglomeraram próximo ao altar e a imagem de São Geraldo.

Antes da benção final, Pe. Nelson convidou a todos a participarem da programação da Semana Santa na Paróquia São José, e das confissões realizadas durante toda semana. Feita a benção final, todos receberam a agua benta, e com grande esperança no coração, encerrou-se esta bela segunda-feira Santa de oração.

Texto: Mônica (Pascom)