SANTO ANTONIO SERÁ CELEBRADO NA SÃO JOSÉ

Nesta quarta-feira (13), é comemorado o dia de Santo Antônio. Conhecido por ser “casamenteiro”, o Santo  será festejado  também na  IGREJA SÃO JOSÉ. Nesse dia serão celebradas Missas às 7h, 8h, 18h e 19h. Venha celebrar e rezar com a gente!

A professora EsterMaria Souza conta que, há 21 anos, após o término de um namoro, recorreu a Santo Antônio para conseguir um namorado. No dia do padroeiro, a professora foi a Igreja para acompanhar a procissão, tradicional no dia 13 de junho na cidade. Lá, conheceu seu atual marido, com o quem está casada há 22 anos.

CONHEÇA A VIDA DE SANTO ANTONIO

Santo Antônio nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto de 1195. Foi batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Aos 19 anos entrou para o mosteiro dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, em Lisboa. Dois anos depois, vai para Coimbra e fica lá por 10 anos se aprimorando no conhecimento intelectual. Em Coimbra foi ordenado sacerdote. Tinha o dom da palavra e força na pregação.

Santo Antônio de Pádua Foto: shutterstock

Em Coimbra, Santo Antônio conheceu os Frades Franciscanos e se entusiasmou pelo fervor e radicalidade com que viviam o Evangelho. Ao ver na Praça de Coimbra os corpos de 5 franciscanos martirizados em Marrocos por anunciarem o Evangelho, se sente tocando profundamente, tanto que pede para se tornar Franciscano. No dia de receber o hábito franciscano mudou o nome para Frei Antônio.

Em seu ardor missionário faz o pedido para ir à Marrocos pregar o Evangelho, disposto também a dar a vida por Jesus Cristo. Mas durante a viagem fica muito doente e é obrigado a voltar. Na viagem de volta o barco onde estava foi atingido por uma forte tempestade que desviou a rota, e ele vai parar na Itália.

Santo Antônio conheceu pessoalmente São Francisco de Assis, que por seu conhecimento teológico o colocou responsável pela formação dos frades. Após a morte de São Francisco, é Santo Antônio que vai à Roma apresentar ao Papa Gregório IX a Regra da Ordem Franciscana.

Santo Antônio ficou muito conhecido pelos seus grandes sermões. Sua maneira de pregar atraía multidões e provocava profunda conversão no coração daqueles que o escutavam. Mas Santo Antônio é lembrado, acima de tudo, por ser, a exemplo de São Francisco, um grande irmão dos mais pobres, um olhar atento aos necessitados e um coração que partilhava o pão e o dom da vida.

Por ser um grande pregador e conhecedor bíblico, a ponto do Papa Gregório IX chama-lo de “arca do Testamento”, é comum ver sua imagem segurando o Livro dos Evangelhos, e sobre o livro o Menino Jesus, que expressa como sua pregação revelava o Verbo Encarnado.

Santo Antônio morreu em Pádua, Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Após sua morte aconteceram tantos milagres que 11 meses depois ele foi beatificado e canonizado.

Quando seu corpo foi exumado sua língua estava intacta. São Boaventura, frade Franciscano que estava presente, disse que esse milagre era a prova de que sua pregação era inspirada por Deus. Sua língua esta exposta até hoje na Basílica dedicada a ele em Pádua.

Em 1946 foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII.  Ele é conhecido tanto como Santo Antônio de Lisboa, pela cidade onde nasceu em Portugal, e como Santo Antônio de Pádua, pela cidade onde morreu na Itália. São referências de lugares diferentes onde viveu um mesmo Santo que amou a Jesus Cristo na forma como amou e pregou o Evangelho aos pobres.

10 dados sobre Santo Antônio de Pádua que talvez não conhecia