SACERDOTE, EXPRESSÃO DO AMOR DE DEUS

O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.

Na Igreja São José existem oito padres: Pe. Carvalhais, Pe. Flávio, Pe. José Augusto, Pe. Lima, Pe. Nelson, Pe. Neves, Pe. Ricardo e Pe. Ronaldo, que são missionários da Congregação Redentorista. E neste sábado, a comunidade agradece a dedicação e o carinho de todos eles.

Ser padre é ser pai, cuidar do rebanho que lhe foi confiado. Seguir os caminhos, os passos de Cristo aqui na terra, aconselhando aqueles que erram, mostrando por onde trilhar e não se separar de Jesus, sendo caridoso, amoroso com o próximo, ser humilde. As mão de um sacerdote é ungida e através deste ministério ele pode perdoar, abençoar. Devemos ter muito respeito para com eles, como São Francisco disse:

“O Senhor me deu tanta fé nos sacerdotes que vivem segundo a santa Igreja Romana, por causa de sua ordenação, que, mesmo se eles me perseguissem, recorreria a eles. E a todos hei de respeitar, amar e honrar, como a meus senhores. Nos sacerdotes não quero considerar pecado algum, porque neles reconheço o Filho de Deus e eles são meus senhores. E isto faço porque do mesmo altíssimo Filho de Deus nada vejo corporalmente neste mundo senão o seu santíssimo Corpo e Sangue, que eles consagram e somente eles administram aos demais”.

Na palavra de Deus em Hebreus 5, 1-2 diz: “De fato todo sumo sacerdote é tomado do meio do povo e representa o povo nas suas relações com Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Ele saber ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraquezas”.

Amemos nosso Pároco, rezemos pelos Padres, o respeitemos, que o vejamos como “in persona Christi”, pois é Cristo que age por ele.

SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Em sua grande sabedoria, São João Maria Vianney dizia: “Oh! Como o sacerdote é algo sublime! Se ele se apercebesse, morreria… Deus lhe obedece: diz duas palavras e Nosso Senhor desce do céu. Se não tivéssemos o sacramento da Ordem, não teríamos Nosso Senhor. Quem o colocou no tabernáculo? O padre. Quem foi que recebeu nossa alma à entrada da vida? O padre. Quem a alimenta para lhe dar força de fazer sua peregrinação? O padre. Quem a preparará para comparecer perante Deus, lavando a alma pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O padre, sempre o padre. E se alma vier a morrer, quem a ressuscitará, quem lhe dará a calma e a paz? Ainda o padre. O Sacerdote não vive para si, mas para nós, comunidade‟.

Que Maria Santíssima, Mãe dos Sacerdotes e São João Maria Vianney roguem a Deus para lhes concederem muita saúde para seguir sempre confiantes e com alegria em sua missão tão maravilhosa. Parabéns a todos Sacerdotes!!!