RENDA DE PEÇA SERÁ PARA OBRA DA SÃO JOSÉ

Única exibição da peça “Francisco de Assis do Rio ao Riso” será beneficente. O  espetáculo que marca a semana de São Francisco terá toda a renda revertida para a obra de restauração da Igreja São José, no Centro de BH. Dirigido pelo humorista e ator mineiro Carlos Nunes, a peça retrata a vida de São Francisco com caprichadas doses de humor. Com texto de Márcio Ares, Nunes divide o palco com o ator André Maurício. A peça será apresentada somente no dia 6 de outubro, 6ª feira, às 20h, no Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, s/nº – Parque Municipal).

Com poesia e humor, a peça traz ao público um São Francisco viajante, que passeia por aldeias da Itália de seu tempo, no século XII, e que visita asilos e escolas do Brasil atual. Mas suas viagens não percorrem apenas o espaço físico; Francisco também vagueia pelo interior da alma do povo latino, do simples ribeirinho, ao abastado fazendeiro.

E neste deslocamento espaço-temporal, o santo humanizado vai realizando seus milagres. Sem se limitar apenas ao São Francisco como o santo protetor dos animais, o espetáculo é, também, sobre o Francisco humano, que enfrentou o duro desafio de viver uma existência fraterna e de levar amor onde havia ódio e luz onde havia trevas.

A ideia é fazer rir sem ofender e sem ferir a aura do santo. Eu brinco que Francisco era feio e magrelo e comparo comigo, que sou do mesmo jeito. As pessoas vão se identificar muito com a história. Faço também um alerta sobre a condição do nosso rio São Francisco. Eu sempre quis fazer isso, falar de alguma coisa séria, e fazer rir, já que o humor tem esse poder de transformação”, enfatiza Carlos Nunes

A montagem se configura um grande desafio. Em sua concepção, texto, música e cenário, para que se dê o riso sem que se perca a imagem centenária desse grande personagem. A coragem, a força e a beleza que entremeiam o espetáculo exibem, no palco, o talento dos homens e a alegria de um artista, mas também a fé de um povo que, apesar de toda a crença, anseia por um Deus mais próximo e verdadeiro.

História da peça

A ideia surgiu quando Carlos Nunes, aos seus 35 anos de carreira, visitou a cidade de Assis, na Itália. Devoto de São Francisco, lá ele encontrou inspiração e projetou a história que mostra a vida do Santo de uma forma que foge do tradicional. Isso por que o cenário das cenas é o Brasil, mais precisamente, Minas Gerais. Conhecido como patrono dos animais, a peça mostra um homem que zela pela fauna e flora, se revelando um grande ecologista.

03-09-15 Pasta 02 Carlos Nunes Francisco de Assis do Rio ao Riso

O ator  e diretor

Carlos Nunes é formado em Artes Cênicas pelo Palácio das Artes e tem em seu currículo diversas comédias de sucesso, tais como: Com Jeito Vai, O Noviço, A Comédia dos Sexos – quando dividiu o palco com o grande Rogério Cardoso, Pérolas do Tejo,  Como Sobreviver em Festas e Recepções com Buffet Escasso, Comi uma Galinha e Paguei o Pato. Tem ainda em seu curriculum o Prêmio Multishow do Bom Humor, além de participações em programas como Sai de Baixo, A Diarista, Show do Tom e  Programa do Jô.

CAMPANHA SÃO JOSÉ É 10

A Campanha São José é 10, conta apenas com as contribuições dos fiéis que são convocados à ajudarem no restauro e recuperação estética da Igreja.  Para fazer parte desse capítulo da história desse bem tombado pelo IPHAN, basta pegar um carnê na porta da Igreja ou na secretaria, fazendo o depósito mensal de R$10,00.

Esse trabalho está trazendo de volta o desenho e tons originais (vermelho, laranja e cinza), seguindo à risca o projeto feito por Edgard Nascentes Coelho, em maio de1901, quando a capital ainda se chamava Cidade de Minas.

“Francisco de Assis – do Rio ao Riso”

6 de outubro, sexta-feira, às 20h

Teatro Francisco Nunes, na Avenida Afonso Pena, s/n – Centro – Parque Municipal