PRIMEIRA COMUNHÃO DAS CRIANÇAS – 15/04/2018

PRIMEIRA COMUNHÃO DAS CRIANÇAS DA CATEQUESE

No sábado, dia 14 de abril de 2018, às 18 horas, treze crianças com idades entre dez anos a treze anos, receberam o Sacramento de sua Primeira Eucaristia, em uma linda celebração, realizada na Igreja de São José, no centro de Belo Horizonte.

Na procissão de entrada, todas as crianças que fariam a sua Primeira Eucaristia entraram, vestidas com uma linda túnica branca, bordada de vermelho, com o Símbolo ,de Jesus Cristo e chinelos brancos. Entraram junto também, os Ministros da Eucaristia, a equipe de Liturgia, os coroinhas que traziam a Cruz e as lanternas, o presidente da celebração Pe. Ricardo, acompanhado dos Religiosos, Irmão João Paulo e Frater Antônio Alexandre, vestidos com suas batinas pretas. Nos bancos havia um grande número de familiares das  crianças  e os demais fieis, que lotavam a igreja, para este solene momento.

Pe. Ricardo, cumprimentou a todos os presentes, em especial as crianças e seus familiares, destacando, a importância deste momento na vida dos cristãos, principalmente, os que estão iniciando seu compromisso de vivencia religiosa, junto a igreja e a comunidade.

As leituras litúrgicas foram do 3º Domingo da Páscoa: a primeira, do Livro dos Atos dos Apóstolos (3,13-15,17-19), a segunda leitura foi da Primeira Carta de São Joao (2,1-5) a, o Salmo 04, cantado e a leitura do Evangelho de São Lucas (24,35-48).

Em sua homilia, Pe. Ricardo, lembrou que entre estes cinquenta dias da solenidade da Ressureição de Jesus, Ele, mostra que é maior que a morte e o pecado e convida a todos os fiéis, a viver o Evangelho.

O Ressuscitado é percebido entre seus discípulos, através dos sinais, em suas palavras “A paz esteja convosco” e seus gestos, na partilha do pão.

Lembrou ainda Pe. Ricardo, que na primeira leitura, São Pedro, dá um testemunho muito bonito, se abrindo para uma nova possibilidade de vida e de dimensão da fé.  Reforçando a todos os presentes, a importância de falar de Deus, e que é preciso experimenta- lo. Todos os cristãos católicos, devem também dar o seu testemunho, principalmente para as crianças e os adolescentes, de maneira a encaminha-los na vida cristã.

E concluiu Pe. Ricardo em sua homilia, dirigindo-se às crianças, sobre a importância de saber respeitar e cuidar do outro. Disse ainda que, ao receber sua primeira comunhão, elas darão um grande passo na presença de Jesus, e que como os discípulos, elas também devem sempre dar seu testemunho de fé.

Em seguida, Pe. Ricardo convidou as crianças que faziam a sua Primeira Eucaristia, a rezarem junto com toda a Igreja, a Profissão de Fé.

Na procissão das ofertas, alguns catequistas e catequizandos, trouxeram um cesto com pães e uvas, uma bandeja com um prato, talheres e uma taça, representando o momento da refeição e por último, também foram levados, o cálice, a patena e as galhetas.

Ao fim da procissão do ofertório, as crianças que fariam a sua Primeira Eucaristia, se dirigiram até o altar, onde deixaram os chinelos que calçavam, sendo todos novos, como oferta, que será encaminhada mais tarde, para hospitais na cidade.

Antes da distribuição da comunhão, que foi em duas espécies, para toda a comunidade presente na igreja, as crianças que faziam a sua Primeira Eucaristia, foram convidadas a subirem até o altar, para comungar.

No momento da ação de graças, foi entregue as crianças, o certificado com a confirmação de sua Primeira Comunhão e lida pela comentarista e catequista da turma, Margarida, o agradecimento aos pais, por este grande momento vivenciado pelos seus filhos, lembrando–os, que a caminhada cristã não se encerra neste sacramento, e que a catequese, continuará o seu trabalho de evangelização, sendo muito importante, que as crianças continuem frequentando-a.

Antes da benção final, Pe. Ricardo agradeceu a todos pela presença, convidando aos catequistas responsáveis pela a evangelização destas crianças, a subirem no altar e receberem, uma calorosa salva de palmas, pelo excelente trabalho realizados na Igreja de São José.

Em seguida, aspergiu água benta sobre as crianças e abençoou a todos, encerrando –se assim, este momento marcante na vida dos mais novos fiéis da Igreja.