PE. SÉRGIO RETORNA EM CELEBRAÇÃO FESTIVA NO ARRAIÁ DA SÃO JOSÉ

Em comemoração aos 15 anos do seu Arraiá, a Igreja São José convidou o ex-pároco,  Pe. Sérgio Luiz e Silva, para celebrar a missa das 18h do último sábado, dia 13 de julho. “Eis me aqui, Senhor” conduziu os fiéis a receber entusiasticamente a procissão: os Acólitos, a equipe litúrgica e o presidente da celebração. Nesse cortejo, os integrantes levaram a Cruz, as lanternas e o banner de São José até o presbitério.

Após sua saudação fraterna à assembleia, Pe. Sérgio nos pediu a abertura de coração ao realizar verdadeiramente uma oração pela nossa entrega total de agradecimentos, temores, sonhos, tribulações nas mãos do Senhor para que a graça aconteça com a intercessão do Espírito Santo. O presidente fez os ritos iniciais, seguido do ato penitencial e do hino de glória. Logo depois, houve a 1ª. leitura (Dt 30, 10-14), o salmo 188 e a 2ª.leitura (Cl 1,15-20).

Iluminado por duas lanternas no ambão,  Pe. Sérgio aclamou o evangelho (Lc 10, 25-37). Em sua homilia, o presidente mencionou que tudo é distante para quem está distante do coração. Ele enfatizou para nós colocarmos a Palavra perto do coração e vivenciá-la em nosso cotidiano. Pe. Sérgio citou palavras do Papa Francisco “Façam-se  próximos; o principal mal do mundo é a indiferença”;  nós podemos ajudar alguém no testemunho vivo do Evangelho. Ele mencionou a parábola do Bom Samaritano em que nós somos o peso, a Cruz que Jesus carregou e que esses assaltantes, pessoas oprimidas, são os homens sem Deus; todos nós somos de alguma forma aquele homem caído. Ele destacou que o nosso equilíbrio é muito distante diante das tribulações da vida. Nós precisamos de amor e quando nós fazemos essa experiência de Deus, que nos sustenta, cuida, cura e carrega, nós não estamos distantes. É necessário fazer cada dia uma experiência misericordiosa de Deus. Ele ressaltou que todos nós possamos encontrar Jesus não somente na Palavra, que o Senhor nos ajude a superar o egoísmo, o orgulho. Entoando “Deus cuida de mim” com os fieis, Pe. Sérgio agradecei e intercedeu pela nossa proteção ao Senhor.

Em seguida, houve o momento do ofertório, Pe. Sérgio rezou a oração do Dízimo e logo, a eucarística. Posteriormente aos ritos da comunhão, “Eu sou o que sou” embalou alegremente os fiéis. Prosseguiu-se a celebração com a oração do Pai-Nosso e do Cordeiro de Deus.

Antes de sua benção final, Pe. Sérgio leu os avisos: destacou os 15 anos do Arraiá da Igreja São José, as missas ao Santíssimo Redentor, o Curso para Escutadores, a sequência da Campanha São José 10, e agradeceu aos fiéis colaboradores através do sorteio de um dizimista, aniversariante da paróquia.

No final, Pe. Sérgio recebeu uma carinhosa homenagem pela celebração de seu aniversário e em agradecimento aos seus ensinamentos sacerdotais durante os oito anos ministrados como o pároco da igreja. O presidente agradeceu o convite do Pe. José Cláudio Teixeira e convidou a assembleia a participar das celebrações mensais na Capela do Colégio Pio XII, em Belo Horizonte.

Na sequência do 2º. dia do Arraiá da Igreja São José, muita animação do público que prestigiou as empolgantes e alegres apresentações dos grupos no concurso de quadrilhas: Pé Rachado trouxe a história da Vitória Régia; Trem de Minas contou o enredo de um amor não correspondido e o Afilhado de São João finalizou essa noite festiva. Caldos, canjicas, salgados, doces, comidas típicas juninas e uma linda decoração no pátio da igreja deram um toque todo especial à confraternização comunitária da Igreja São José.

Luciana Lemes