FOFOCAS, CIÚMES, INVEJA!

Estimado(a) internauta do site da Igreja São José,

Neste mês quero partilhar com você algumas reflexões de nosso querido e sábio Papa Francisco sobre um assunto muito importante para toda pessoa que segue a Jesus. Falando a cerca de 50 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro, o Papa Francisco iniciou recordando que o livro dos Atos dos Apóstolos nos mostra que também na Igreja primitiva emergiram as primeiras tensões e primeiras dissensões.

“Na vida, os conflitos existem, o problema é como enfrentá-los. Até aquele momento a unidade da comunidade cristã era favorecida pela pertença a uma única etnia e cultura, a judaica. Mas, quando o Cristianismo, que por vontade de Jesus é destinado a todos os povos, se abre ao âmbito cultural grego, essa homogeneidade é perdida e surgem as primeiras dificuldades”.

E o Papa destacou que também hoje existem esses problemas e devem ser resolvidos:

“Os problemas na Igreja se resolvem confrontando-se, discutindo e rezando, com a certeza de que as fofocas, as invejas e os ciúmes não poderão jamais nos levar à concórdia, à harmonia, e à paz. Quando deixamos ao Espírito Santo a guia ele nos leva à harmonia à unidade e ao respeito dos diversos dons e talentos. Nada de fofocas, nada de invejas, e nada de ciúmes. Vocês entenderam bem?” Perguntou o Papa.

Francisco concluiu pedindo à Virgem Maria que nos ajude a sermos dóceis ao Espírito Santo, para que saibamos nos estimar entre nós e nos unamos sempre mais na fé e na caridade, mantendo o coração aberto às necessidades dos irmãos.

Num outro dia, na homilia, em Missa celebrada na Casa Santa Marta, esta foi a exortação do Papa Francisco: “Que os cristãos fechem as portas ao ciúme, à inveja e às fofocas que destroem as nossas comunidades”.

“É isto que faz a inveja nos nossos corações – observou o Papa – é uma inquietação má, que não tolera que um irmão ou uma irmã tenha uma coisa que eu não tenho. O ciúme leva a matar. A inveja leva a matar. Foi justamente por esta porta, a porta da inveja, que o diabo entrou no mundo. A Bíblia diz: “Por inveja do diabo o mal entrou no mundo”. O ciúme e a inveja abrem as portas a todas coisas más. Também divide a comunidade. Uma comunidade cristã, quando sofre – alguns dos seus membros – de inveja, de ciúme, fica dividida, uns contra os outros. É um veneno forte este. É um veneno que encontramos na primeira página da Bíblia com Caim”.

No coração de uma pessoa ferida pela inveja e pelo ciúmes – sublinha ainda o Papa – acontecem “duas coisas muito claras”.

A primeira é a amargura: “A pessoa invejosa, a pessoa ciumenta é uma pessoa amarga: não sabe cantar, não sabe louvar, não sabe o que seja a alegria, sempre olha” o que aquele tem que eu não tenho”. E isto leva à amargura, uma amargura que se espalha por toda a comunidade. São estes, os semeadores de amargura”.

E o segundo comportamento que a inveja e o ciúme provoca, são as fofocas. “E por não tolerar que este ou aquele tenha tal coisa, a solução é rebaixar o outro para que eu seja um pouco mais alto. E o instrumento disto é a fofoca. Observe e verás que por trás de uma fofoca tem o ciúme e a inveja. E as fofocas dividem a comunidade, destroem a comunidade. São as armas do diabo”.

Então conclui: “Hoje, nesta Missa, rezemos pelas nossas comunidades cristãs, para que esta semente da inveja não seja semeada entre nós, para que a inveja não encontre lugar no nosso coração, no coração das nossas comunidades e assim possamos seguir em frente com o louvor ao Senhor, louvando o Senhor, com alegria. É uma grande graça, a graça de não cair na tristeza, ressentimento, ciúmes e inveja”.

Que estas meditações do Papa nos ajudem a construir uma comunidade de fé, alicerçada na verdade, no respeito às diferenças, na tolerância. Ou simplesmente: no AMOR!

Acolha meu abraço fraterno e a bênção,

Padre Nelson Antonio, CssR – pároco

paroco@igrejasaojose.org.br