CATÓLICO: VOCÊ É MISSIONÁRIO!

Querido(a) leitor(a),

Na alegria do anúncio do Evangelho, desejo a você a coragem para enfrentar os desafios da vida!

O mês de outubro é dedicado ao fortalecimento da consciência missionária de cada católico. Esta postura é necessária, porque são muitos os que ainda vivem uma religião desconectada da vida, sem testemunho fora do templo, cheios de vergonha e medo em anunciar o nome de Jesus. Este comodismo religioso não anuncia o Reino. Pelo contrário, permite que o mal avance cada vez mais.

Entretanto, o Concílio Vaticano II, após dedicar um longo parágrafo da Constituição Luz dos Povos à índole missionária da Igreja (n. 17), explicita no Decreto sobre as Missões: “Como membros de Cristo vivo, a Ele incorporados e configurados pelo Batismo… todos os fiéis são obrigados ao dever de cooperar na expansão e dilatação de seu Corpo para o levarem quanto antes à plenitude (AG 36). Portanto, todo católico deve ser missionário. É compromisso assumido no batismo.

Alguns são chamados à missão “ad gentes”, em terras estrangeiras, anunciando o Evangelho em culturas não cristãs, ou países com carência de missionários. Outros recebem a graça de ir para regiões mais pobres do nosso país, proclamando o Evangelho da solidariedade. Mas, em grande maioria, somos chamados a ser missionários na própria realidade em que vivemos: na família, no trabalho, na Paróquia, na escola, no círculo social de amizades, etc.

O que distingue a vida missionária é o ardor para partilhar a Palavra de Deus, por meio de palavras e atitudes de vida. É também a abertura para ser evangelizado pelos outros, especialmente os pobres. É a ousadia da proclamação da cultura da vida, dos valores cristãos, dos princípios evangélicos.

Mas, como nos recorda São João Paulo II: “O Espírito Santo é o protagonista de toda a missão eclesial” (RM 21). E essa atuação deve ser conseguida pela oração. Só assim podemos entender porque o Papa Pio IX, em 14 de Dezembro de 1927, declarou padroeira principal de todos os missionários e missionárias, Santa Teresinha do Menino Jesus, humilde religiosa carmelita que, embora acalentasse o desejo de ir para as Missões da Indochina, devido à sua saúde precária, nunca pôde sair de seu convento de Lisieux.

Portanto, querido(a) leitor(a), a sua “terra de missão” é a sua realidade atual. Aí você deve viver seu compromisso missionário. Aí é seu espaço de testemunho da Palavra de Jesus.

A Paróquia São José é um campo missionário fecundo. São muitos os que passam por nossa Igreja buscando o conforto espiritual, a misericórdia, o acolhimento, a caridade, a escuta dos sofrimentos. Seja missionário com a gente! Participe das pastorais e dos grupos que temos. Partilhe a sua “água” com muitos que estão morrendo de sede. Sede de sentido, de amor, de aconchego. Aqui tem lugar para você, missionário!

“Te dou meu coração sincero para gritar sem medo, formoso é Teu amor, Senhor,

tenho alma missionária, conduza-me à terra que tenha sede de Ti” (Ziza Fernandes)

Acolha meu abraço fraterno a a bênção,

Nelson