
“Conservai a Palavra de Deus como conservais o alimento. A Palavra de Deus é um pão vivo, é o alimento da alma. Conservai assim a Palavra de Deus, pois felizes os que a guardam. Que ela se extravase em vossas afeições e em vossos costumes. Comei-a fartamente, a vossa alma saciada se rejubilará. Se guardais a Palavra de Deus, certamente sereis guardados por ela. O Filho de Deus virá a vós com seu Pai”
(São Bernardo)
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ciente de que a Bíblia precisa ser mais valorizada pelos fiéis católicos, desde 1971, adotou o mês de setembro como “Mês da Bíblia”. A proposta é aproveitar o mês para incentivar os fiéis a ler, estudar, guardar no coração, anunciar e viver a Palavra de Deus. A escolha deste mês é devido a festa de São Jerônimo que foi tradutor e exegeta da Bíblia. Para ele, “ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
A Bíblia é um dos livros mais conhecidos do mundo. Mas, precisa ser mais lida e vivida! Precisamos rezar com a Bíblia, fazer a leitura orante: ler, meditar, rezar, contemplar. A meditação diária da Palavra transforma a vida, o comportamento, a realidade.
A Palavra de Deus encontra sua expressão privilegiada na Bíblia, mas ela não se reduz à Bíblia, pois Deus fala na vida de cada um e nos acontecimentos de hoje. Mas é a partir da Bíblia que temos uma chave segura para saber ouvir e interpretar o que Deus nos fala em nossa vida. E com a Bíblia na mão e no coração podemos seguir alguns passos importantes para ler eficazmente a Palavra de Deus:
1 - Seja fiel, leia a Bíblia todos os dias. É como remédio: com ou sem vontade, tomamos, porque é necessário. Com a Bíblia é a mesma coisa. E nos tempos em que vivemos, isso é premente.
2 - Tenha uma hora marcada para a leitura e meditação. Descubra qual o melhor período para você e seja fiel. Seja sério consigo mesmo.
3- Escolha um bom lugar: O que importa é contar com um lugar tranquilo, silencioso, que facilite a concentração e favoreça a criação de um clima de oração.
4 - Leia com lápis ou caneta na mão: Não se trata de simplesmente ler; devemos fazer uma leitura ativa. Sublinhe as passagens mais importantes, tudo o que chamar a sua atenção, as coisas que lhe tocaram de modo especial.
5 - Faça anotações, não tenha medo de riscar a sua Bíblia. Ela é um instrumento de estudo: vai ser fácil você se lembrar das passagens e encontrá-las quando procurar. Além disso, facilita a concentração na leitura, o entendimento da mensagem e a impressão do que é lido na mente e no coração.
6 - Faça tudo em espírito de oração. Você está à procura de um contato íntimo com a Palavra Viva do Deus. Trata-se de um diálogo: você escuta, você acolhe, você se toca, se sensibiliza, responde. É um encontro vivo entre pessoas vivas, um encontro de pessoas que se amam mutuamente.
Experimente você também. O principal interesse de Deus é falar com você. Ele deseja instruir, quer conduzir ao conhecimento da verdade. Por isso, esteja atento, fique alerta; mantenha-se numa atitude de expectativa. Deus tem algo de bem pessoal e concreto para lhe dizer!
Em nossa Paróquia São José temos um curso bíblico, estudando o livro do Profeta Miquéias. Junte-se a nós! Que neste mês a Palavra de Deus possa nos converter ao verdadeiro sentido da vida que está revelado em Jesus Cristo, ápice da Revelação. Nele Deus nos diz tudo o que tem para dizer, ele é o caminho, a verdade e a vida!
Oxalá aconteça uma Primavera Bíblica em sua vida! E brotem muitas flores de fé, caridade, fraternidade e amor aos irmãos!
Acolha meu abraço amigo e a bênção,
Padre Nelson Antonio, CSsR