O QUE A IGREJA DIZ SOBRE SIGNOS?

Se você não é fã dos Cavaleiros do Zodíaco ou familiarizado com a cultura chinesa talvez a sua única experiência com os signos seja pelos horóscopos de jornais ou revistas. Quando alguém te diz que você pode ter certeza sobre o futuro surge a percepção de que vale a pena tentar, esta é umas das experiências mais comuns em um dia decisivo ou diante de opções difíceis da nossa vida.

Sempre recorremos àquela oração de súplica ao Senhor, mas parece-nos pouco. Inclusive, em alguns casos, devido ao cansaço de esperar aquela pessoa amada, podemos ceder à tentação de pedir uma ajudinha à “crença” do vizinho. E pensamos que não faz mal nenhum ter mais uma dica. Só pra ver se ele ou ela é a pessoa certa. Mas talvez Santo Antônio fique um pouco chateado com essa atitude. Para não citar o Senhor Jesus. Acho que não é uma boa ideia. Vejamos o que diz a Igreja Católica!

O Papa Francisco falando sobre a fé de Pedro quando estavam no mar da Galileia, nos ajuda a entender algo importante:

“Naquele momento a Pedro não foi suficiente a palavra segura de Jesus, que era como uma corda estendida na qual segurar-se para enfrentar as águas hostis e turbulentas. Isto pode acontecer também a nós. Quando não nos agarramos à palavra do Senhor, para ter mais segurança consultamos horóscopos e cartomantes, começamos a afundar”

PAPA FRANCISCO, ANGELUS, 13/08/2017

Olha só, querendo mais seguranças terminamos rejeitando a nossa única certeza: a de que Deus nos ama. Podemos até mesmo começar a afundar na nossa vida porque estamos vivendo segundo outras crenças.

O nosso catecismo é bem claro ao dizer que:

“Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas supostamente «reveladoras» do futuro (45). A consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenômenos de vidência, o recurso aos “médiuns”, tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos. Todas essas práticas estão em contradição com a honra e o respeito, penetrados de temor amoroso, que devemos a Deus e só a Ele”. (Catecismo da Igreja Católica, 2116)

Sendo assim acho que fica claro que não é uma boa ideia pedir que Deus nos ajude e ao mesmo tempo rejeitar a fé que Ele mesmo nos deu. É como pedir dinheiro para os teus pais e ao mesmo tempo desobedecê-los, ou sei lá, aparecer com uma nota baixa no boletim. Se você quer uma ajuda divina para estas coisas difíceis ou inseguranças faça o seguinte: reze com as palavras de São Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20, 28). A segurança que buscamos, só poderemos alcançar através da oração e da vida de fé que com as boas obras confia totalmente na bondade de Deus e na sua providência.