A ESPIRITUALIDADE DO SANTÍSSIMO REDENTOR

No dia 16 de julho, a Igreja celebra  a Festa do Santíssimo Redentor,  Patrono da Congregação Redentorista. Para celebrar a data, a Igreja São Jose  preparou um presente para você, internauta : um texto para que possa conhecer um pouco mais sobre a  espiritualidade redentorista.

O SANTÍSSIMO REDENTOR

São múltiplas as estradas através das quais a Igreja procura penetrar o mistérios do Cristo, Senhor e Redentor. O Redentorista está convencido de que todas precisam confluir no amor. “Obrigam-se os Redentoristas, seguindo sempre o magistério da Igreja, a serem, entre os homens, servos humildes e audazes do Evangelho de Cristo, Redentor e Senhor, princípio e modelo da nova humanidade”. Este anúncio visa especialmente a Copiosa Redenção, isto é o amor de Deus Pai ‘que nos amou primeiro, e nos enviou seu filho, como propiciação pelos nossos pecados’(1Jo 4,10) e que pelo Espírito Santo vivifica a todos que n’Ele creem(n.6).

É um amor que não se deixa bloquear nem sequer pela recusa mais absurda: o da cruz. Olhando o Crucificado, o Redentorista encontra não a derrota, mas a vitória pascal no amor. Faz sua a perspectiva inculcada por Santo Afonso na Prática do Amor a Jesus Cristo: “Pôde dizer o grande amante de Jesus Cristo, São Paulo: O amor de Cristo nos impele (2Cor 5, 14). E quis dizer o Apóstolo que não tanto aquilo que Jesus Cristo sofreu, mas sim o amor que nos demonstrou ao sofrer por nós, nos obriga e quase nos força a amá-lo” ( em Opere Ascetiche, vol 1, Roma 1933, cap. 1, n. 8,5).

Porque é expressão de amor, a “redenção atinge o homem todo, aperfeiçoa e transfigura todos os valores humanos, para que todas as coisas sejam recapituladas em Cristo (cf. Ef 1, 10: 1Cor 3, 23) e conduzidas a seu fim: uma nova terra e um novo céu (cf. Ap 21, 1)” (Constituição 6).

Por isto, os Redentoristas não se cansam de anunciar que somente no Redentor “encontra verdadeira luz o mistério do homem… revelando o mistério do Pai e do seu amor revela o homem a si mesmo e descobre-lhe a sua vocação sublime” (Gaudium et spes, n. 22).

O Redentor é amor, que quer irradiar-se, comunicar-se, levando todos à pleniude e à felicidade. A sua Kênosis, até o absurdo da cruz (cf. Fl 2,6-11), desmente todas as “suspeitas” com relação a Deus que nossa cultura tem acumulado: Deus não limita o homem, mas se faz dom incondicionado, que enche de esperança toda a nossa história.

Dedicando-se com todas as suas forças ao anúncio da “Copiosa Redenção”, todo Redentorista sabe, como repetia Santo Afonso, que é seu “dever principal” o de “deixar em cada pregação que faz os seus ouvintes inflamados do santo amor” (Opere Complete, vol. III, Torino 1847-288).

Por isto, os Redentoristas procuram compreender o mistério do Redentor pondo-se sempre no lugar daqueles que mais necessidade têm dele, porque mais marcados pelas consequências nefastas do pecado.

O Redentor não é só quem deve anunciar, mas também quem deve “continuar” para que o anúncio seja autêntico. Compartilhar das dificuldades daqueles que têm mais empecilhos para abrir-se ao amor do Redentor, é sempre o primeiro passo para toda evangelização autêntica.

A vida cotidiana será indicada como o lugar em que o amor do Redentor atinge toda pessoa: enquanto dura, poderá abrir-se à esperança. Os pobres e os abandonados descobrirão a dignidade de batizados e a vocação à santidade.

Sabatino Majorano

PARA REFLETIR:

A você, jovem, um convite! Vamos refletir um pouco? Pare, pense, elabore a Deus uma prece e a partir de sua leitura, medite:

• Quais situações necessitadas de Redenção que você conhece?

• Tem contato com pessoas ou grupos que exigem justiça ou libertação?

• Como podemos descobrir neles (grupos/pessoas) sinais do Deus “que escuta o clamor dos oprimidos”?

• Leia algum dos textos bíblicos e reflita sobre a experiência de Redenção que apresentam: Êxodo 3,1-12; Isaías 43, 1-7; Marcos 10,32-45. Que imagem de Deus revelam? Que dizem a você neste momento de sua vida?

• Ó Deus, constituístes vosso Filho como Redentor do mundo e, por meio dele, vencida a morte, nos regenerastes misericordiosamente para a vida; fazei que, recordando esses benefícios, permaneçamos sempre unidos a vós pelo amor, e gozemos eternamente os frutos de vossa Redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!