MISSA SERTANEJA ANIMA O ACENDIMENTO DA 4ª VELA DO ADVENTO

Em clima de muita alegria, a igreja de São José celebrou a missa de sábado, dia 21 de dezembro, às 18h. Após a leitura das intenções da Santa Missa, centenas de paroquianos e fiéis saudaram a entrada da procissão ao som de “Pagode de Brasília”, animada pela dupla sertaneja, Johny Marcos e Maurinho.

Pe. Cláudio presidiu a celebração eucarística. Ele saudou os fieis e introduziu o Deus Trino. Em seguida, duas crianças foram convidadas a acender a vela branca, representando a quarta da coroa do Advento. A missa seguiu com os rituais iniciais; os músicos entoaram “Luar de Sertão” no ato penitencial. Na sequência, houve a 1ª. Leitura (Is 7, 10-14), o salmo 23 e a 2ª. Leitura (Rm 1, 1-7).

O pároco se dirigiu ao ambão e proclamou o evangelho de Mateus (1, 18-24) ladeado por duas lanternas. Em sua homilia, Pe. Cláudio ressaltou a nossa caminhada em preparação para o Natal; a oportunidade de rezar a novena nos prédios com a capelinha de São José e a novena na paróquia. Ele enalteceu a figura de Maria e José como pessoas edificantes que falam de cada um de nós, da humanidade. Ambos escutaram os anjos de Deus, que anunciam e trazem a Boa Nova. Natal é um tempo profícuo para renovar nossos corações, celebrar a alegria da chegada de Nosso Deus com paz, amor, acolhimento, harmonia e espiritualidade.

Na sequência da missa, a assembleia rezou o Credo e ocorreu o ofertório. Os músicos alegraram esse momento litúrgico com “Inhambu Chitão”. Depois, rezou-se a oração eucarística cujo cântico em louvor ao Santo foi “Saudades de Matão”, avivado com aplausos de toda a assembleia.

Posteriormente, Pe. Cláudio conduziu os ritos da comunhão com o Pai Nosso, a oração pela Paz e o cordeiro de Deus. Auxiliados pela equipe da Acolhida, o padre e ministros distribuíram a comunhão em duas espécies, e a dupla sertaneja entoou “Cheiro de Relva” e “Rastros na Areia”. Antes de sua benção, ele deu os avisos paroquianos e destacou entre outros: os horários de celebrações no Natal, as doações de brinquedos para a árvore da Solidariedade, a missa de consagração para o Ano Novo. No final, Pe. Cláudio agradeceu a presença dos fiéis e a participação especial de Johny Marcos e Maurinho nesta noite festiva pelo fechamento do ciclo do Advento.

Luciana Lemes