MISSA E ADORAÇÃO COM ASSEMBLEIA EFUSIVA E EMOCIONADA

No dia 29 de novembro, mais uma vez, a Igreja São José foi tomada por centenas de fiéis para a celebração da Missa e Adoração ao Santíssimo, novamente, um momento emocionante de demonstração de fé.

A Santa Missa teve início às 12h, com a leitura das intenções pela comentarista Andiara, seguida da procissão de entrada com a Santa Cruz, duas lanternas, estandarte da Sagrada Família e banner do Dízimo, seguida das equipes de Liturgia, Ministros e do presidente da celebração Pe. Nelson Linhares, que fez saudação entusiasta à assembleia para a celebração tão especial.

Após a saudação à assembleia, a equipe do coral entoou o Canto ao Espírito Santo, seguiu-se o ato penitencial, hino de louvor e a 1ª leitura do Apocalipse de São João, 18, 1-2.21-23;19,1-3.9 feita por Eliane Assis.  O Salmo 99 foi cantado por Luciana Sacramento.

Padre Nelson, ladeado por duas lanternas, incensou a Bíblia e proclamou o Evangelho de Lucas, 21,20-28.

Na homilia, Padre Nelson iniciou destacando o início na próxima semana do Tempo do Advento e que a última semana do ano litúrgico traz leituras apocalípticas. Explicou Apocalipse se trata de gênero literário que significa revelação, e acende a chama da Esperança. Trata-se de linguagem repleta de símbolos, trazendo o sentido de transformação. Importante, contudo, é não ficarmos presos aos símbolos, mas perguntarmos o que esses símbolos querem dizer! Levando a assembleia a diversos aplausos durante a homilia, Padre Nelson fez emocionante explicação das leituras, que falaram sobre a destruição de Babilônia e de Jerusalém. Que ambas as cidades se afastaram de Deus. As pessoas dali escolheram o caminho do pecado, da corrupção, e estavam ausentes de Deus. Ambas começam com a  destruição e terminam com Esperança e Salvação; “erguei a cabeça, porque a salvação está próxima!” Foi emocionante a declaração do presidente da celebração, sobre de que não se trata do fim do mundo, mas do fim do mundo do mal, do pecado. Esse mundo em que vivemos de injustiças, violência, desonestidade, desamor, traições “tem que acabar”. A assembleia ovacionou em aplausos quando disse que esse mundo tem que acabar dentro de nossas casas, em nossos corações, acabar a falta de diálogo dentro das famílias, acabar as mentiras, a hipocrisia, os julgamentos, os preconceitos! E deixou a reflexão a todos: “Qual o mundo que precisa acabar em minha vida”. Porque só somos felizes no AMOR. A cura, a libertação virá quando esse mundo de pecado acabar dentro de cada um de nós!E para os que se sentem fragilizados nessa mudança, “existe força em Deus”!

Após a homilia foi entoado o canto “Sozinho eu não posso mais viver”…. foi rezada uma bonita oração espontânea pelo Padre Nelson, seguida do Canto “Cura Senhor onde eu não posso ir”. Aplausos emocionados e entusiastas da assembleia.

Seguiu-se o canto das ofertas e, incensando o altar, acompanhado pelo canto “Espírito Santo É” e o canto de louvor. O Padre solicitou a todos a darem-se as mãos e assim, ele o fez com ministros da Eucaristia e leituristas no presbitério. Cantou-se de forma uníssona o Pai Nosso, e de mãos dados permaneceram todos até a saudação da paz de Cristo entre todos os presentes. Após a comunhão, foram dados os avisos paroquiais.

Em seguida, iniciou-se a Adoração ao Santíssimo. Os pedidos dos fiéis foram levados ao presbitério pelas integrantes do Grupo de Intercessão. O padre convidou toda a assembleia a se ajoelhar em sinal de respeito para a entrada de Jesus vivo na hóstia consagrada, exposto no presbitério. Incensou o ostensório e estimulou aos fiéis a fazerem sua oração de oferecimento. Mais uma vez, houve aplausos da assembleia direcionados a Jesus.