MISSA DE NATAL DO SENHOR JESUS ENCANTA FIÉIS DA IGREJA SÃO JOSÉ

O Natal chegou e, com ele, a grande alegria, de poder celebrar esta data tão importante para nós, cristãos, através da Missa de Natal, realizada às 10h, do dia 25 de dezembro, terça-feira, na Igreja de São José, no Centro de Belo Horizonte.

E, em pé, com muita alegria, todos receberam a bela Procissão de Entrada, com os coroinhas trazendo o incenso, seguidos pelos fiéis carregando a cruz, iluminada pelas lanternas, o estandarte de São José, um belo cartaz com a imagem de Maria Santíssima, em seguida, a equipe de liturgia,  os ministros da Eucaristia e o Presidente da Celebração, Padre Nelson Antonio.

O celebrante, após cumprimentar a todos os presentes, com grande entusiasmo e realizar os ritos iniciais da Missa, explicou que as velas do advento foram substituídas por uma única vela do Natal.  Solicitou à representante do Apostolado da Oração e Ministra da Eucaristia, Verônica, para fazer as honras de acendê-la.

Antes das leituras litúrgicas, houve uma procissão com a chegada do Menino Jesus, iluminado pelas lanternas e trazido por uma família até o Presbitério, que O apresentou a toda a comunidade sobre uma calorosa salva de palmas. Em seguida, foi levada em uma procissão por esta família, o Presidente Padre Nelson Antonio, os Ministros da Eucaristia para compor o belo presépio montado dentro da Igreja, próximo à imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Padre Nelson, abençoou o presépio, pedindo ao Menino Jesus que intercedesse sobre as nossas vidas, nossas famílias, nos livrando de todos os perigos e transformando nossos corações, de maneira a se tornarem cheios de simplicidade e amor ao próximo.

Em seguida, foram proclamadas as leituras litúrgicas do livro de Isaías 52,7-10 , Salmo 97 cantado, Leitura da Carta aos Hebreus 1,1-6 e o Evangelho livro II São João 1,1-18.

Padre Nelson em sua homilia, sobre as leituras litúrgicas, lembrou a todos que:

O Verbo se fez carne e habitou entre nós e, este Verbo é Jesus, a Luz que nos ilumina, principalmente, quando nos encontramos nas trevas”. Trevas estas são a do desemprego, da corrupção, das faltas de humanidade, respeito, fé, amor e esperança. Seguindo sua reflexão, Padre Nelson aponta 5 mensagens principais do Natal, que não devem ser lembradas somente no dia do Natal, mas, em todos os dias das nossas vidas.

A primeira mensagem é a da simplicidade, pois, Jesus poderia ter nascido em uma família nobre e, no entanto, veio de uma família simples, humilde e sem posses, isto é, não devemos ficar preocupados em adquirir as coisas materiais para aparecer e se mostrar para os outros, mas, temer a Deus e sermos agradecidos por nossas conquistas.

A segunda mensagem é de esvaziar nossa casa e nosso coração, de tudo que não nos traz benefícios e só ocupam lugar para podermos receber o Menino Jesus, pois foi por falta de espaço nas casas, que Jesus nasceu num estábulo entre animais. E por falta de lugar em nossos corações ocupados pelo orgulho, mentiras, egoísmo, falta de amor ao próximo e falta de fé, é que Jesus, também não encontra espaço para nascer.

A terceira mensagem é a da acolhida, pois assim como Jesus foi acolhido pelos humildes pastores que o visitaram após seu nascimento, também devemos acolher a todos, principalmente aos mais necessitados, não somente nas necessidades físicas, mas também de um sorriso, de um carinho, de atenção, de amor e de palavras de Deus.

A quarta mensagem é de sermos presente nas vidas das pessoas, pois, como Jesus foi presenteado pelos 3 Reis magos, e Deus nos presenteou com o nascimento de Jesus, nós também devemos presentear ao nosso próximo, com o coração simples, atencioso e cheio de bondade.

E, por fim, a quinta mensagem que recebemos neste dia de Natal, é de sermos anjos que anunciam notícias de otimismo, alegria, esperança, que reconhece o valor do próximo, que está disposto a ajudar e ser amigo.

Encerrando sua reflexão, Padre Nelson citou que, a partir de hoje, todos nós temos que ser pessoas diferentes, pois o Natal é vida nova, é amor, compreensão, sensibilidade, tranquilidade e leveza.

Em seguida, cantou o trecho da música do Padre Zezinho “Tudo seria bem melhor, se o Natal não fosse um dia e se as mães fossem Maria e os pais fossem José e se os filhos parecessem com Jesus de Nazaré”.

Durante o cântico do ofertório, Padre Nelson, incensou o Presbitério e o presépio, passando, a seguir para a Oração Eucarística, com a distribuição da Comunhão em duas espécies.

Antes da bênção final, o pároco, leu um trecho da música “Natal Todo Dia”, do Grupo Roupa Nova.

“Se a gente é capaz de espalhar alegria,

se a gente é capaz de toda essa magia,

eu tenho certeza que a gente podia

fazer com que fosse, Natal todo dia.”

Em seguida, agradeceu a todos que colaboraram com esta linda celebração, desejando um Feliz e abençoado Natal e convidando aos presentes a participarem da barraca das delícias de São José, no adro da Igreja.