MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELA FESTA DE SÃO JOSÉ

Nesse sábado, 6 de abril, a missa das 18h começou com um clima todo especial na Igreja de São José. Após as intenções lidas pela Brenda, a comentarista, a procissão levou as lanternas, a Cruz, conduzidas pelos Acólitos; um casal paroquiano carregou o estandarte de São José e integrantes de pastorais, grupos e movimentos entraram com suas placas, seguido do pároco, Pe. Cláudio, que trajava sua estola roxa. A equipe de música animou o cortejo até o presbitério com “Senhor, eis aqui o teu povo” e em seguida, Pe. Cláudio agradeceu muito a participação de toda a comunidade na organização da Festa de São José, nomeando cada pastoral, grupo e movimento paroquiano e enfatizou o apoio dos voluntários para o sucesso do evento. Houve um instante de aplausos calorosos na igreja em agradecimento a todos.

A missa iniciou com “Deus Trino” cantado com muita alegria pelos fiéis e prosseguiu com o ato penitencial, “Kyrie Eleison.”. A comentarista Eliane fez a 1ª. Leitura de Isaías (43,16-21), seguido do belo Salmo 125 e Jussara fez a 2ª. Leitura de Filipenses (3, 8-14).

Iluminado por duas lanternas, Pe. Cláudio se dirigiu ao ambão e proclamou o evangelho de João (8, 1-11). Ele começou sua pregação ressaltando o início do 5ª. Semana da Quaresma, nossos passos rumo à Páscoa de Jesus. O padre mencionou que a lógica de Jesus é totalmente diferente da lógica humana, que nós precisamos ter um olhar centrado para a expressão da Páscoa, nos deixar ser transformados pela Cruz e Ressurreição de Jesus. Destacou no evangelho: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante, não peques mais.”

Ele nos disse para não agirmos como os fariseus apegados às leis, pois a lógica de Deus é o amor, o perdão, o acolhimento, a misericórdia, nós temos o hábito de julgar, punir os outros somente pelos fatos e enfatizou que nós precisamos ser misericordiosos, escutar mais uns aos outros. Não devemos ficar lamentando, carregando o peso de coisas passadas que impedem de viver a proposta, o novo de Jesus e não nos deixam caminhar adiante. Pe. Cláudio finalizou que ao esconder nossos pecados, nós continuamos a julgar, a jogar pedras nos outros. Nós precisamos ter um coração de criança, cheio de ternura e misericórdia, mesmo nos momentos de dificuldades, tribulações e assim, viver a Páscoa e a Ressurreição, a alegria do amor de Deus.

Logo depois, o pároco conduziu o Credo, a oração comunitária e no momento das oferendas, os fiéis cantaram entusiasticamente “Todo povo sofredor”, na esperança das maravilhas do Senhor.

Posteriormente, ele rezou a Oração Eucarística I e os refrãos foram cantados pela assembleia. Os ritos da comunhão prosseguiram com o Pai-Nosso, o Cordeiro de Deus e a comunhão dada em duas espécies, foi auxiliada pela Pastoral da Acolhida. A música “Tanto que esperou pudesse um dia” embalou esse momento eucarístico.

No final da celebração, Pe. Cláudio agradeceu a presença dos fiéis e de todos os colaboradores na Festa de São José. Antes de sua benção, ele deu os avisos paroquianos: a distribuição do Jornal Nossa Família com destaque para a programação da Semana Santa; a apresentação dominical do Coral Mater Ecclesiae; o início da Oficina de Oração e Vida Jovem; a sequência da Campanha São José pela restauração da igreja, a Assembleia Paroquial, a consciência pelo Dízimo. E assim, encerrou-se essa missa de Ação de Graças com todos os paroquianos renovados pelo amor e pela misericórdia de Deus.

Houve ainda uma confraternização no salão paroquial em agradecimento pela Festa de São José. Estiverem presentes Pe. Cláudio, Pe. Carvalhais, Pe. José Augusto e Irmão Pedro e integrantes de pastorais, grupos e movimentos em um momento festivo propiciando a socialização, a descontração e a convivência familiar.

Luciana Lemes

Horário das Missas
  • SEG
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • TER
    • 7:00
  • QUA
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • QUI
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • SEX
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • SAB
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
  • DOM
    • 7:00
    • 8:30 *
    • 10:00 ***
    • 11:30
    • 16:00
    • 17:30
    • 19:00 **

* Missas de Catequese

** Missa de Jovem

*** Missa da Família

Veja a programação completa