IRMÃOS REDENTORISTAS SE REÚNEM EM BH

O XI CLAEIR/CLAIR, congresso latino-americano e caribenho de Irmãos Redentoristas, foi realizado de 23 a 28 de julho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), e contou com a participação de 65 religiosos de países como Brasil, Argentina, Bogotá, Chile, Peru, Paraguai e Honduras.
Além dos Irmãos, estiveram presentes alguns padres e formandos. Marcaram presença os Conselheiros Gerais pe. Rogério Gomes, C.Ss.R. e ir. Jeffrey Rolle, C.Ss.R., além do pe. Marcelo Araújo, C.Ss.R., coordenador da Conferência da América Latina e Caribe, e o pe. Edilei Rosa, C.Ss.R., Provincial de Campo Grande e responsável pelos irmãos na União dos Redentoristas do Brasil (URB).
Da Província do Rio participaram todos os 8 irmãos, o Superior Provincial, pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., e dois seminaristas da Comunidade Vocacional São Clemente que são candidatos à irmão.
Durante o congresso, que acontece a cada 3 anos, os Redentoristas refletiram sobre vocação, identidade do irmão redentorista e o ser religioso enquanto vida consagrada. Os participantes se basearam no tema do XXV Capítulo Geral, realizado em 2016 na Tailândia: “Testemunhas do Redentor, solidários para a missão em um mundo ferido”.
A programação incluiu a eucaristia, trabalhos e discussões, fala do Governo Geral, confraternizações, visita à Basílica de São Geraldo (Curvelo – MG), avaliações e encaminhamentos.
Dentre tantos questionamentos importantes, os Missionários abordaram a forma com que os Irmãos Redentoristas vivem a espiritualidade e missão na Congregação, estudando propostas para a promoção vocacional e para a formação, a fim de fortalecer a participação e o papel do Irmão na missão Redentorista.
Confira as fotos no site: