IGREJA SÃO JOSÉ RECEBE CORAL MATER ECCLESIÆ NESTE DOMINGO

No próximo domingo, dia 07 de abril, às 19h,  a IGREJA SÃO JOSÉ, recebe o Coral Mater Ecclesiæ, mais conhecido como Meninos Cantores de Santa Luzia, que conta com aproximadamente 50 titulares, com idades entre 8 e 21 anosVenha assistir e se emocionar neste espetáculo!

HISTÓRIA DO CORAL

Em 15 de agosto de 1995, por iniciativa do Pe. José Januário Moreira, nascia em Santa Luzia, oCoral Mater Ecclesiæ. Em menos de dois anos o Coral já fazia parte da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil e da Federação Internacional Pueri Cantores com sede em Roma.

Conhecido como Meninos Cantores de Santa Luzia, o Coral tem em sua formação 48 titulares, com idades entre 8 e 21 anos. Do canto gregoriano, passando pela música sacra e profana renascentista, a peças contemporâneas de caráter folclórico e popular, o Mater Ecclesiæ teve uma ascenção extraordinária, devido ao brilhante material humano encontrado em Santa Luzia. Trabalhando com quatro naipes principais executa peças de até oito vozes. Desde a sua fundação, tem como regente o maestro Cleber Vieira de Castro e o professor João Carlos Rosolini.

Em 1999, numa produção independente, lança o seu 1º CD, “Laudate Pueri Dominum”. Com repertório sacro e natalino, o CD composto de 18 faixas gravadas ao vivo, na capela do Colégio Santa Marcelina, em Belo Horizonte, teve a participação do organista Lucas Raposo. Em outubro de 2000 participa do CD “Meu Dia em Oração”, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Mater Ecclesiæ e os Canarinhos de Itabirito, acolheram em julho de 2001, em Belo Horizonte, Santa Luzia e Itabirito, 17 corais de vários estados brasileiros e o coral austríaco Sängerknaben Vom Wienerwald, num total aproximado de 800 crianças e adolescentes para o XI Congresso Nacional da Federação dos Meninos Cantores do Brasil. Desse encontro, resultou o CD“Missa Solene”, que teve a participação de 50 músicos de orquestra sinfônica e solistas convidados, sob a regência do maestro Benito Juarez e encerrado com Missa Solene, presidida por Dom Serafim. Em 2002 o Mater Ecclesiæ participou da faixa “A Bailarina e o Último Samurai” do CD “Simbora, João!” de Ladston do Nascimento.

Desde a sua fundação o Coral tem participado de todos os Congressos Nacionais e Regionais da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil realizados em Santa Luzia (MG), Sete Lagoas (MG), Itajaí (SC), Campo Largo (PR), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Novo Hamburgo (RS), Campinas (SP) e Petrópolis (RJ).

“Os Meninos Cantores de Santa Luzia tocam com suas vozes serenas os corações dos homens. E já não se sabe onde termina o canto humano, onde começa a música divina.”( Fernando Brant )