Festival Internacional de Corais

Os sinos da Igreja São José anunciavam aproximaram-se 20 horas. O relógio marcava 17:50h.  Os grupos, que se apresentariam naquela noite, tomavam lugar à frente, dentro da Matriz São José. Era dia 27 de setembro de 2019. Tema: POVOS NEGROS.

Presentes os grupos, pela ordem, 1) Banzo; 2) Coral da Escola de Música de Nova Lima; 3) Coral dos Desafinados; 4) Coral Flor da Terra & Grupo Tocoiós e 5) Orquestra Arte e Vida. Carolina, do FIC, fazia a apresentação dos Grupos, lendo “reliase” de cada um.

GRUPO BANZO. Apresentou-se sob a batuta do Maestro Luciano de Souza Silveira. Originário da cidade de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, MG. Criado em agosto de 2018 por trabalho da Secretaria de Assistência Social do município. O Grupo pertence à comunidade quilombola denominada “PEGA”. É composto de crianças (em número de 6), jovens e adultos, perfazendo o total 21 pessoas na sua apresentação, acompanhadas por violão e tambor. Destacam-se cantos e sons da cultura afro-brasileira.

CORAL DA ESCOLA DE MÚSICA DE NOVA LIMA

Grupo composto de 17 pessoas7 homens, incluindo o maestro, Leo
Cunha, e 11 mulheres. É mantido pela Prefeitura e formado por alunos da Escola de Música de Nova Lima e outras pessoas da comunidade. Objetiva fomentar a cultura na cidade, através da música erudita e popular. Também interpretou músicas eruditas e populares, tradicionais. Destaque para música  Siyahamba,  hino-sul-africano que se tornou popular em igrejas da América do Norte na década de 1990. Significa “estamos caminhando”.

CORAL DESAFINADO. De Belo Horizonte. Desafinado só no nome. O grupo entra pelo corredor central da Igreja tocando tambor. 23 pessoas, sendo dois homens e 21 mulheres. Canta a tradicional música popular “Bandeira do Divino”. Sucesso. O coral foi criado em Belo Horizonte tendo como princípio a inclusão de pessoas que nunca participaram de formação musical, além de serem excluídas por não possuírem padrão tonal, vale dizer, afinação. “A característica principal do coral não é a unificação das  vozes, mas, ao contrário, a harmonia entre as diferenças de cada timbre”, proporcionando “novos arranjos e leituras para canções populares” afirma Release do Grupo.

CORAL FLOR DA TERRA & TOCOIÓS. Contaram-se 6 homens, 11 mulheres e o maestro Leo Cunha, totalizando 18 membros.  Origem da cidade de Francisco Badaró, também do Vale do Jequitinhonha. Comunidade quilombola reconhecida pela Fundação Palmares, a maioria de seus integrantes faz parte da Associação de fiandeiras e tecelãs remanescentes de quilombolas da comunidade, de sua origem. O uniforme do grupo foi inteiramente confeccionado pelos seus componentes, desde os fios, na roda de fiar, tecidos no tear, tintos e bordados, destacou o maestro. Destaca-se a tradição de 150 anos nesse lugar, com vida e costumes próprios.

ORQUESTRA ARTE & VIDA. Oriunda da cidade de Arapongas, Estado do Paraná. É integrada por 44 membros, cuja idade variava de 8 a 80 anos. Apresentou-se sob a batuta do Maestro Valdemiro Trevisan. O Grupo interpretou de Dominguinhos “Eu só quero um xodó”, “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e diversas do álbum “The Best of Beatles” (Yesterday, Obladi-Obladá, entre outras), Aquarela do Brasil. O objetivo da instituição, segundo realese do Grupo, “é garantir espaços e ações que visem o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, possibilitando acessos e experiências e manifestações culturais e esportivas”… “contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade e de risco social”.  Iniciou suas atividades em 2014.

APRESENTAÇÃO DO CORAL DA AABB

Prosseguindo na apresentação de corais patrocinada pelo FIC – Festival Internacional de Corais, Bandas & Congados, apresentaram-se na Igreja São José, no centro de Belo Horizonte, 4 corais: Coralzinho Santo Antônio, Grupo Musical Serenata, Coral Vozes do Vale do Paraopeba e Coral Melodia. Assim, às 19:30h deu-se início à programação, com a apresentação de

CORALZINHO SANTO ANTÔNIO, de Sete Lagoas, MG

Nasceu da necessidade de criar-se um grupo para cantar nas missas das crianças na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, em Sete Lagoas. O coral é formado por crianças da catequese paroquial e foi fundado pelo Pároco e Vigário Geral da cidade.

GRUPO MUSICAL SERENATA, de Vitória/Espírito Santo.

O grupo foi criado há cinco anos, induzido pelo cantarolar das crianças durante as aulas ministradas pela Regente Luciene. Descobriram a música, sentindo-se felizes nesse seu mister, pela formação e melhoria de qualidade de vida dessas crianças. O Grupo possui hoje 50 coristas e tem por missão “cantar para ser feliz e fazer o “outro” feliz!”

CORAL VOZES DO VALE DO PARAOPEBA, Piedade do Paraopeba, MG.

Inicialmente, compunham o coral mescla de jovens e adultos, para atendimento a uma programação da Igreja Nossa Senhora da Piedade. Após realizado o evento, os jovens deixaram o grupo, permanecendo, no entanto, os adultos. Com 5 anos de existência, hoje é constituído de pessoas da terceira idade, cumprindo repertório eclético, trabalhando nas tradições da região do Vale do Paraopeba.

CORAL MELODIA, de Belo Horizonte, MG

Foi criado em 2011 e é formado por adultos. Utiliza, como estilo, canto misto. Tem o apoio da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais e da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais..

Deve-se destacar o sentimento de valorização da RAÇA NEGRA, sua origem e cultura, assim como a nostalgia da música negra manifestada pelos antigos escravos. Merece todo o respeito e nossa homenagem, pelo importante significado da raça negra na formação do biótipo brasileiro e da beleza de nossa cultura.

Evaldo José de Oliveira