SÃO JOSÉ RECEBE CORAL CHILENO DA FIC

A Igreja São José recebe no próximo domingo, dia 2 de setembro, às 20h, o FIC – Festival Internacional de Corais, Bandas e Congados, com apresentação dos corais: Niños Cantores de la Araucanía e Camerata Lux. Com o objetivo de envolver as comunidades e difundir o Canto Coral, o festival ocorre anualmente em diversos locais de Belo Horizonte passeando pelo seu rico conjunto arquitetônico e efetivando as atividades turísticas e culturais da cidade. Vários corais entoam canções criando uma atmosfera de alegria e encantamento.

O Festival Internacional de Corais – FIC 2018 acontecerá entre os dias 1º e 23 de setembro, em sessenta palcos espalhados por dezenove cidades mineiras e uma paulista. Este ano o foco é despertar a força coletiva na arte, na cultura e na sociedade por meio do canto dos corais, congados e bandas. Os homenageados são os povos nativos, pilares da cultura brasileira. Por isso, as apresentações acontecerão em aldeias indígenas, centros culturais, igrejas, parques, praças e teatros.

A abertura oficial do evento ocorre no dia 1º de setembro na Aldeia Sede Pataxó em Carmésia, das 14h às 18h. Na ocasião, irão se apresentar o Coral Alegria de Cantar, Coral Casa Grande Adulto & Infantil, Coral Ensaio Aberto, Coral Prata Encanto & Voz e Niños Cantores de la Araucanía, além de As Galvão, Chico Lobo, Marcus Viana, Sérgio Pererê e Wilson Dias.

GRAN FINALE

Já no dia 23 de setembro, serão realizadas apresentações simultâneas em aproximadamente 15 lugares de 9h às 11h30. Às 12h haverá um cortejo do Parque Municipal até a escadaria da Igreja São José com apresentação de todos os participantes na escadaria e também nas sacadas do Edifício Acaiaca, que é conhecido como o Colosso Acaiaca e um dos primeiros arranha-céus de Belo Horizonte. Depois da apresentação, será realizada uma concentração de corais, bandas, congados, grupos indígenas e outras manifestações culturais. Músicas como ‘O Canto do Pajé’ e outras conhecidas homenagearão os povos nativos, encerrando mais uma edição do FIC.

SOBRE O GRUPO CAMERATA LUX

A Camerata Lux foi criada em 1999 por uma confraria de amigos apreciadores da música que desejavam celebrar sua harmoniosa convivência por meio da arte do canto coral. Desde então, o grupo vem se desenvolvendo artisticamente, visando sempre o aprimoramento de sua qualidade técnica. Além disso, a Camerata Lux tem por principal foco de atuação a pesquisa e divulgação de repertório polifônico a cappella. Neste sentido, contempla obras de diferentes estilos e épocas indo da Renascença a música folclórica e a música popular contemporânea. Realiza regularmente concertos em diferentes espaços culturais da capital mineira e de outras cidades brasileiras. Apresenta-se, também com regularidade, em festivais nacionais e internacionais de corais.

REGENTE: LUZIA ANTONIOL

Bacharel em Música pela UFMG. Integrou por quinze anos o Ars Nova – Coral da UFMG, sob a regência do Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, seu grande mestre, atuando como ensaiadora e chefe do naipe de sopranos. Conquistou as seguintes premiações em concursos internacionais: 3º lugar no II Concurso Internacional de Coros de Marktoberdof (Alemanha, 1991), 1º lugar no XLI Concurso Polifonico Internacional Guido d\’Arezzo (Itália, 1993) e o Grand Prix e 1º lugar no VII Concurso de Corais da Cidade de Atenas (Grécia, 1998). Integrou, também, o Coral Lírico de Minas Gerais onde atuou com maestros como Emílio de César, David Machado, Sérgio Magnani, Ângela Pinto Coelho, Afrânio Lacerda, Sílvio Viegas e Holger Kolodziej. É professora e coordenadora de Música do Colégio Santo Antônio. Lecionou Música e Canto na Faculdade de Filosofia e Teologia do Instituto Santo Inácio dos Jesuítas. É regente da Camerata Lux desde a sua fundação.