FESTA DO CORACÃO DE JESUS MARCA A ENTREGA DE FITAS AO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Com muita alegria e entusiasmo, a Igreja São José comemorou na sexta-feira, dia 28 de junho, às 18h, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Destacou-se no presbitério a linda ornamentação da imagem de Jesus com arranjos de flores brancas e laranjas. Após a leitura das intenções da Missa, a procissão se dirigiu ao presbitério levando a Cruz, as lanternas, o banner de São José, o manual, o coração, as fitas, a bandeira do Apostolado Oração ao som de “Coração de Cristo, coração de homem, coração de Deus”, entoado pela equipe de música. Participaram desse cortejo os acólitos, a equipe litúrgica, integrantes do Apostolado da Oração e o Pe. Ronaldo Divino, trajado em seus paramentos brancos.

O presidente saudou a assembleia, seguiu os ritos iniciais, o ato penitencial e o hino de glória. Depois, integrantes do Apostolado da Oração fizeram a leitura de Ezequiel (34,11-16) e do Salmo 22 cujos refrãos foram cantados com a participação dos fieis.

Iluminado por duas lanternas, Pe. Ronaldo proclamou o evangelho de Lucas (15, 1-10). Ele iniciou sua homilia destacando o dia festivo em que nós celebramos o Sagrado Coração de Jesus. Ele ponderou que Jesus nos acolhe todos os dias e nos mostra o melhor caminho que é o seu coração, manso e humilde. O padre ressaltou que essa solenidade se refere principalmente ao coração, fonte de bons desejos, que nós precisamos ter um coração semelhante ao de Jesus para contribuir com seu Reino como discípulos missionários. Jesus nos ensinou através de suas parábolas, o padre citou “Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!” e nosso Bom Pastor nos solicitou essa conversão, essa mudança de vida para que ocorram transformações em nossas palavras, atitudes, gestos e assim, deixarmos que seu amor conduza nossas vidas. Jesus veio fazer sua morada em nossos corações e nos ofereceu sua misericórdia, Nele temos a plenitude do amor, da vida. Pe. Ronaldo salientou que Jesus assumiu os cuidados de nosso Deus, o Bom Pastor que conhece suas ovelhas e pediu ao Senhor que nossos corações sejam acolhedores, misericordiosos, sem distinção.

Após sua pregação, Pe. Ronaldo se posicionou em frente à imagem do Sagrado Coração de Jesus. Ele rezou com os fiéis uma oração de Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista, escrita especialmente para essa festa e incentivou a assembleia a cantar “Um coração para amar”.

Na sequência, houve o momento das oferendas cujo canto foi “Meu coração é para ti.”. Nos ritos da comunhão, a comunidade rezou com fervor a oração do Pai-Nosso e o Cordeiro de Deus. Na fração do pão, Pe. Ronaldo solicitou a participação dos fiéis para rezar a Oração pela Paz. A comunhão foi dada em duas espécies pelo padre e ministros, auxiliados pela Pastoral da Acolhida. “Pelos prados e campinas” embalou esse momento eucarístico.

Antes de sua benção final, Pe. Ronaldo conduziu os fiéis a acolher a entrada dos integrantes do Apostolado da Oração com o cântico “Coração de amor”, interpretado lindamente pelos músicos. Essa procissão teve a participação de duas crianças vestidas de anjos, que levaram pétalas de rosas, e integrantes do Apostolado da Oração carregaram as palmas, o coração, o cetro, o manto e a coroa, com predominância da cor vermelha, para finalizar solenemente com a coroação de Jesus. Após esse lindo momento da cerimônia, Pe. Ronaldo abençoou as fitas e colocou em cada integrante do Apostado da Oração, que recebeu, também, seu manual. Embalado pelo “Coração santo, tu reinarás”, encerrou-se brilhantemente essa solenidade aos gritos e aplausos de “Viva Cristo Rei! Viva Jesus Cristo! Viva o Apostolado da Oração!” .

Luciana Lemes