FESTA DE SÃO GERALDO – 16/10/2018

FESTA DE SÃO GERALDO – IGREJA SÃO JOSÉ-BH – 16/10/2018

Enquanto o povo chegava para a festa de São Geraldo, o Santo Redentorista que, na Igreja São José de BH, todos os anos é celebrada com muita alegria pelos padres  e pelos seus devotos, eu pensava: Quanta gente, durante 9 dias, foi incansável na preparação para que hoje possamos comemorar com tanta beleza o nosso jeito católico de fazer festa e expressar nossa fé. Por trás da decoração da igreja, do funcionamento das barracas, da distribuição dos pãezinhos de São Geraldo, da novena, da celebração da Eucaristia, da procissão com o andor de São Geraldo, várias equipes se colocaram em ação num trabalho intenso, motivadas pela fé, companheirismo e espírito solidário a serviço do Reino. Parabéns a todos que, distribuídos nos diversos serviços, desde a acolhida, ministros, cantores, equipe do dízimo, da liturgia, nas barracas, os padres, a PASCOM, todos que fizeram dessa festa um sucesso. Festa católica bonita traz a marca de mãos que agem, cabeças que criam, corpos que se colocam a serviço como protagonistas e não como meros expectadores.

Às 17h30m, luzes se acendem, o coro ensaia seus primeiros acordes, as fotógrafas Andreia e Alessandra iniciam seus trabalhos e, no altar, surge o Padre Nelson para rezar o terço de São Geraldo junto com o povo. Nos 5 mistérios do terço, no lugar das Ave Marias o refrão:

Padre Nelson – Por amor a Jesus Cristo

Todos – Socorrei-nos São Geraldo.

1º Mistério – pelas grávidas que trazem no ventre seu filho. Um não ao aborto.

2º Mistério – Pelas crianças para que sejam amadas, acolhidas e respeitadas.

3º Mistério – Pelas mães e seus filhos

4º Mistério – Pela mulher que deseja ser mãe e ainda não o conseguiu

5º Mistério – Pelas vocações redentoristas.

A Celebração eucarística iniciou com uma procissão de entrada. À frente a fumaça do incenso ia perfumando o ar, a cruz, velas, estandarte de São Geraldo, os seminaristas redentoristas, ministros, os padres Nelson, Carvalhais, Carrara e José Augusto se sucediam rumo ao altar.

Ao se reunirem em torno do altar, Padre Nelson incensou o espaço sagrado e a imagem de São Geraldo. Durante toda a celebração os “Fraters” redentoristas participaram ativamente. Frater Sérgio fez a leitura, Vanderlei cantou o salmo, João Paulo fez as preces e Padre Carvalhais proclamou o Evangelho. A homilia foi introduzida pelo Padre Carrara que passou a palavra para o Frater Isaias. Este refletiu sobre São Geraldo e sua relação com os pobres. Frater Sérgio relatou sobre a devoção de São Geraldo à Virgem Maria e Frater Robson sobre a intimidade de São Geraldo com Jesus na Eucaristia. Eram treze os fraters redentoristas em torno do altar: Enildo, Cícero, Elói, Davi, Leonardo, Tiago, Marcos Paulo, Wilian Sena, Wilian Gondim, Edinaro, Sérgio, João Paulo, Vanderlei.

Ao final da Celebração Eucarística, Padre Nelson convidou os fieis para a procissão com o andor de São Geraldo que saiu e todos caminharam fora, em torno da igreja, cantando, louvando e agradecendo a vida e o exemplo de santidade de São Geraldo Magela.