DOMINGO DO BOM PASTOR – DIA MUNDIAL DAS ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES

O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus nos propõe. Neste ano, este dia será celebrado no dia 12 de maio. A Igreja São José reza em todas as Missas: 7h, 8h30, 10h, 11h30, 16h, 17h30 e 19h pelas vocações e a vida religiosa. Venha celebrar conosco!

O Papa Francisco envia uma mensagem de esperança e alegria. Por isso, neste Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Francisco retoma o que partilhou com os jovens no Panamá e reflete sobre a chamada do Senhor, que nos torna portadores de uma promessa e, ao mesmo tempo, nos pede coragem de arriscar com Ele e por Ele.

Logo, promessa e risco: dois aspetos que o Papa propõe aos jovens ao contemplar o trecho evangélico da vocação dos primeiros discípulos às margens do Lago da Galileia.

Como na história de cada vocação, também neste caso acontece um encontro: no seu caminho, Jesus encontra aqueles pescadores e se aproxima deles. A mesma coisa acontece para quem escolhe compartilhar sua vida no matrimônio ou quando sente o fascínio da vida consagrada. Trata-se da surpresa de um encontro e da promessa de uma alegria, capaz de saciar a nossa vida.

A vocação é um convite a não ficarmos parados na praia com as redes na mão, mas a seguir Jesus no seu caminho, para a nossa felicidade e para o bem dos que nos rodeiam.

No encontro com o Senhor, alguém pode sentir-se chamado à vida consagrada ou ao sacerdócio. Trata-se de uma descoberta que entusiasma e, ao mesmo tempo, assusta para se tornar “pescadores de homens” no barco da Igreja, dedicando-se totalmente ao serviço do Evangelho e dos irmãos, colaborando assim com a sua obra. Não há maior alegria do que arriscar a vida pelo Senhor!

O Santo Padre conclui a sua Mensagem com um apelo aos jovens: “Não sejam surdos à chamada do Senhor! Se Ele os chamar, não se oponham, mas confiem nele. Não se deixem contagiar pelo medo, que nos paralisa, diante da proposta do Senhor. Lembrem-se sempre que o Senhor promete, aos que deixam tudo para segui-lo, a alegria de uma vida nova, que enche o coração e anima nosso caminho”.

“Porém, nem sempre é fácil discernir a própria vocação e orientar a própria a vida. Por isso, os jovens devem poder contar com a Pastoral juvenil e vocacional, que ajude os ajude a descobrir o projeto de Deus, especialmente através da oração, meditação da Palavra de Deus, adoração eucarística e direção espiritual”.

Neste Dia Mundial de Orações pelas Vocações, o Papa nos convida a pedir ao Senhor que nos ajude a descobrir o seu projeto de amor e que nos dê a coragem de arriscar a empreender o caminho da sua sequela.

Queridos amigos, nem sempre é fácil discernir a própria vocação e orientar justamente a vida. Por isso, há necessidade dum renovado esforço por parte de toda a Igreja – sacerdotes, religiosos, animadores pastorais, educadores – para que se proporcionem, sobretudo aos jovens, ocasiões de escuta e discernimento. Há necessidade duma pastoral juvenil e vocacional que ajude a descobrir o projeto de Deus, especialmente através da oração, meditação da Palavra de Deus, adoração eucarística e direção espiritual.

Neste Dia, unimo-nos em oração pedindo ao Senhor que nos faça descobrir o seu projeto de amor para a nossa vida, e que nos dê a coragem de arriscar no caminho que Ele, desde sempre, pensou para nós.