CURSO BÍBLICO DO LIVRO DA SABEDORIA

Nesse ano de 2018, a Igreja no Brasil, através da CNBB, propõe a leitura, o estudo e a reflexão do Livro da SABEDORIA, que orienta para a prática da justiça, para a construção de uma sociedade em que prevaleça o bem comum. A IGREJA SÃO JOSÉ, dentro do Projeto “Formando para formar”, promove um curso bíblico para aprofundar o tema.

A PASCOM da Igreja São José se fez presente na abertura do Curso bíblico, no dia 4 de setembro, um marco dentro das comemorações do mês de setembro, o mês dedicado à Bíblia. A palestrante Maria Leonor Vianna Ferrari,ligada ao CEBI/MG (Centro Ecumênico de Estudos bíblicos) antes de iniciar com a comunidade o estudo sobre o livro da Sabedoria, foi entrevistada pela PASCOM:

• Quando se fala em “Sabedoria”, a figura que nos vem é a de Salomão. Qual o papel que a sabedoria representa na vida de Salomão?

– Essa ligação entre Sabedoria e Salomão se encontra bem forte na oração que ele faz a Deus pedindo não a riqueza, o poder, mas a sabedoria para governar o seu povo com justiça e equidade.

• Jesus se apresentava como o Caminho, a Verdade, a Vida, o Filho do Homem, o Messias, o Bom Pastor, etc. Porém nunca se apresentou como o “Sábio”. Há alguma explicação para isso?

– Nos seus milagres, Jesus sempre teve o foco na inclusão daquelas pessoas que a sociedade excluía. Aqui está sua sabedoria misericordiosa e justa. Ao chamá-lo de Mestre, Rabi, aquele que tem palavras de vida eterna, há um entendimento de que todos viam nele a personificação da sabedoria.

????????????????????????????????????

Na abordagem com a comunidade, a palestrante iniciou fazendo um levantamento das lições que passam para nós a sabedoria popular. Foi muito bonito ver os participantes, buscarem da memória muitos ditos e frases que, de certa forma, marcaram nossa imaginação e nos mostrou caminhos para a convivência diária. Ponto alto foi a entrada da Bíblia onde todos cantavam: “A Bíblia é a Palavra de Deus, semeada no meio do povo…”  Diante da questão: – Para a Bíblia, quem pode ter a sabedoria? Foram muitas as respostas: Quem lhe tem amor. Aquele que a procura. Aquele que a deseja. Aquele que dela cuida…

Muito interessante foi a leitura de um texto sobre um barqueiro que, ao ser questionado se sabia ler e escrever, se entendia de leis, ele diz “não”. Quiseram lhe convencer que havia perdido metade da vida. Quando uma tempestade veio e o barco estava se afundando, ele pergunta aos seus interrogadores se sabiam nadar. A resposta foi “não. Então, diz ele: – É uma pena. vocês perderam a vida. Ao comparar este texto com o texto bíblico sobre a sabedoria 6,12-17 a conclusão foi que o barqueiro aprendeu a sabedoria com a vida, o trabalho, a observação, escuta, aproveitando as oportunidades para crescer no conhecimento. No texto bíblico o desejo de se instruir é amar a vida.

Na oração do PAI NOSSO, acentuou-se o plural, deixando claro que o pedido de Jesus ao Pai é que a distância entre nós e Ele caia com a vinda do REINO de solidariedade, perdão porque “Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.” Nesse momento a comunidade foi convidada a fazer uma oração espontânea ligada ao texto da Sabedoria.

????????????????????????????????????

Na conclusão, ficou claro que o livro da sabedoria foi escrito por um judeu, na Alexandria, num tempo em que o povo passava por uma crise, com vários povos dominando aquela região, com filosofias e culturas diferentes, diversos deuses. O autor escreveu dirigindo-se aos dominadores para que pensassem no sofrimento do povo e governasse com sabedoria. No final, o livro da sabedoria faz uma releitura do êxodo e do gêneses, lembrando todo o sofrimento de um povo e a certeza de que “somos parceiros de Deus na construção do mundo.”

Como sugestão para ler em casa ficou a sugestão de que refletissem sobre “O princípio da sabedoria é o desejo de encontrá-la”.

Redatora da PASCOM: Eva Queiroz

Fotos: Andréa