CRISMA É MARCADA PELA PRESENÇA DE DOM VICENTE NA IGREJA SÃO JOSÉ

No dia 01 de dezembro, sábado, a Santa Missa iniciou às 18h. Os músicos Quelion, Sebastião e Maria Celina embalaram a entrada de Padre Ronaldo e o Bispo Dom Vicente de Paula Ferreira, bem como, dos missionários com a canção “Deixa a Luz do Céu Entrar”.

Seguidamente, Dom Vicente incensou todo o altar e tomou a palavra, precipuamente pediu que toda a assembleia aplaudisse os crismandos presentes, que compunham duas turmas: 07 Jovens que foram catequisados por Stéfano e 14 Adultos que tiveram como catequista o comentarista da Santa Missa, Messias. A Crisma representa a renovação, a confirmação da graça batismal, e não haveria melhor data para se crismar, pois dia 01 de dezembro marca o início de um novo tempo: O Advento.

Dom Vicente de Paula, esclareceu aos fiéis que  o tempo do advento marca o início de um novo alo litúrgico, é uma nova oportunidade de entrega a Cristo, é um momento de expectativa da vinda do Senhor, é tempo de esperança e de Deixar que Deus tome conta de nossas vidas e lembrou aos fiéis que “Somente Deus é perdão e compaixão, e que a palavra de Deus comunica um novo tempo, sinais que nos revelam”.

A posteriori foi realizada a primeira leitura, com o evangelho de Jeremias (33, 14-16), que traz como mensagem principal a justiça de nosso Senhor Jesus Cristo. Ao final da reflexão, toda assembleia cantou emocionada o Salmo Responsorial de número 24, e então foi realizada a Segunda Leitura (1Ts, 3,12-4-2), a primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses tem como cerne o amor ao próximo, o exemplo, a santidade e uma vivência que agrade a Deus. Padre Ronaldo então, realizou a Proclamação do Evangelho (Lc 21, 25-28, 34-36) e ao final, incensou a Palavra de Deus erguendo-a sob os aplausos e admiração de toda a  assembleia.

Dom Vicente, com suas sábias palavras levou todos os que ali estavam a um momento de profunda reflexão: “O Advento é a expectativa de um acontecimento que marca nossas vidas, o Evangelho de Lucas, em um primeiro momento pode assustar, mas é para que nos leve a ciência de que devemos viver atentos, sem perder a sensibilidade, pois, o cristão não deve ter um coração insensível, deve sempre perceber os sinais do Senhor, pois isso é o Advento,  viver de modo que se possa ofertar o amor de Deus uns pelos outros”, disse o Bispo.

A palavra então foi direcionada aos crismandos, Dom Vicente os lembrou de toda a caminhada até aquele momento de confirmação, que não é um gesto social, mas “Uma Missão com o Mundo, viver no mundo o amor de Deus, sem distinção, ser luz, criando laços de amor e justiça, pois, justiça significa Misericórdia, que é o amor gratuito, sem distinção, pois para Deus todos somos filhos”.

Em seguida, os crismandos se direcionam ao púlpito para acender as velas da Crisma, o último jovem acendeu a vela verde do Advento e realizaram a Oração de Renovação do Batismo. Padre Ronaldo e Dom Vicente realizaram a Unção da Crisma, enquanto a assembleia admirava atenta a beleza da Renovação em Cristo. O momento foi finalizado com a Oração dos Padrinhos sobre os crismandos.

Seguidamente foi iniciado o ofertório, sob o canto dos fiéis “A nossa oferta apresentamos no altar e lhe pedimos Senhor, vem nos Libertar”. A comunhão contou com a entrada dos catequisandos, que traziam consigo elementos representativos da ceia do Senhor como pão, vinho e foi realizada em duas espécies. Posteriormente, um dos crismandos tomou a palavra, um jovem refugiado que agradeceu a acolhida da comunidade cristã, e então ofereceu a todos emocionadamente uma canção em francês que dizia “Mon Dieu Tu ES Grand, Tu ES Beau” (Meu Deus, Tu é grande, Tu é belo).  Ao final ao Bispo em um lindo gesto também disse ao jovem, em francês Dites à vos amis que l’Église est amour (Diga aos seus amigos que a Igreja é amor).

Então, Padre Ronaldo e o Bispo Dom Vicente colocaram-se a frente do púlpito concedendo a bênção final aos crismados, e posteriormente a toda assembleia, destarte, foi realizada mais uma Santa Missa, na qual os irmãos que ali estavam, puderam retornar a seus lares com seus corações atentos aos sinais de Cristo e renovado na expectativa de viver o novo Tempo de Deus.

Horário das Missas
  • SEG
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • TER
    • 7:00
  • QUA
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • QUI
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • SEX
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • SAB
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
  • DOM
    • 7:00
    • 8:30 *
    • 10:00 ***
    • 11:30
    • 16:00
    • 17:30
    • 19:00 **

* Missas de Catequese

** Missa de Jovem

*** Missa da Família

Veja a programação completa