CORAL MATER ECCLESIAE ENCANTA FIÉIS DA IGREJA SÃO JOSÉ

Foi de uma beleza ímpar a celebração da Missa das 19h, no último domingo, dia 07 de abril. Presidida pelo Padre Flávio, contou a apresentação ao longo, e após o encerramento da celebração, do Coral Mater Ecclesiæ, também conhecido como Coral dos Meninos Cantores de Santa Luzia, e os Corais: Regina Coeli – Meninas Cantoras de Santa Luzia e Coral Puer Singers.

O Coral Mater Ecclesiæ tem em sua formação 30 titulares, com idades entre 7 e 21 anos. Do canto gregoriano, passando pela música sacra e profana renascentista, a peças contemporâneas de caráter folclórico e popular, o Mater Ecclesiæ teve uma ascenção extraordinária, devido ao brilhante material humano encontrado em Santa Luzia. Trabalhando com quatro naipes principais executa peças de até oito vozes. Em sua fundação, tivemos como regente o maestro Cleber Vieira de Castro e atualmente temos a frente do Coral o maestro Paulo Ricardo Castro e o professor João Carlos Rosolini.

Em 15 de agosto de 1995, por iniciativa do Pe. José Januário Moreira, nascia em Santa Luzia, o Coral Mater Ecclesiæ. Em menos de dois anos o Coral já fazia parte da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil e da Federação Internacional Pueri Cantores com sede em Roma. Desde a sua fundação o Coral tem participado de todos os Congressos Nacionais e Regionais e um Internacional da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil realizados em Santa Luzia (MG), Sete Lagoas (MG), Itajaí (SC), Campo Largo (PR), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Novo Hamburgo (RS), Campinas (SP), Petrópolis (RJ), Xaxim (SC), Rio de Janeiro (RJ). Segundo as palavras de Fernando Brant: “Os Meninos Cantores de Santa Luzia tocam com suas vozes serenas os corações dos homens. E já não se sabe onde termina o canto humano, onde começa a música divina.”

O Coral se apresentou ao longo da celebração, com apresentações belíssimas e ao final com apresentação especial para a assembleia que lotou a Igreja de São José!

A paróquia de São José e seus fiéis agradece e deseja que Deus continue abençoando a vida e os dons dos integrantes do Coral, de seus mentores e regentes e de todos aqueles que apoiam iniciativas de dar voz a crianças talentosas e esperançosas de cumprir essa linda missão! Viva os Meninos Cantores de Santa Luzia e todos os corais de meninos e meninas do Brasil!

Gláucia Pedrosa