CLIMA DE ALEGRIA ENCERRA A NOVENA A MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO

“Mãe do Perpétuo Socorro, uma vida alegre no meio dos pobres” foi o tema abordado no 9º. dia da novena à Virgem Maria, presidida pelo Pe. José Cláudio Teixeira, pároco da igreja São José. Ele lembrou aos fieis a importância dessa caminhada de fé em preparação à Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Às 18h dessa quarta-feira, dia 26 de junho, o padre iniciou a solenidade à Nossa Senhora com o hino da padroeira, seguido da oração inicial para todos os dias, de súplicas dos fieis e seu compromisso missionário. Logo depois, ele se posicionou diante do ícone no momento de contemplação do olhar mariano. Pe. Cláudio conduziu a oração final, a Ave Maria e Salve Rainha; encerrou-se a novena com  aplausos e viva à Mãe da Igreja.

Às 18h30, após a leitura das intenções da Santa Missa, a equipe de música animou a procissão de entrada na igreja com “Maria de Nazaré”. Participaram desse cortejo até o presbitério: os acólitos, a equipe litúrgica e o Pe. Cláudio em seus paramentos verdes, símbolo do tempo comum. No altar, destacou-se o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro lindamente ornamentado com flores e um manto nas cores branca e amarela.  Essa solenidade contou com a ilustre presença do Pe. Alberto Lima. O pároco saudou a assembleia e pediu a intercessão do “Deus Trino”, cantado pelos fieis. Em seguida, ele fez os ritos iniciais, o ato penitencial e o hino de glória. A celebração prosseguiu com a leitura de Gênesis (15, 1-12. 17-18), o Salmo 104 que reforça a aliança de Deus com seus filhos e suas filhas.

Na sequência, Pe. Cláudio proclamou o evangelho de Mateus (7,15-20), iluminado por duas lanternas. Em sua pregação, o pároco destacou a nossa bonita caminhada durante esse tempo novenário em louvor a Maria. Ele mencionou que as leituras nos trazem pontos importantes para viver a nossa caminhada de fé. Jesus nos falou dos frutos que nós produzimos, Deus vem até nós pela sua aliança feita com Abrão, nós somos seus descendentes e muitas vezes, nós somos infiéis a Jesus. Ele salientou que nós devemos firmar essa aliança e deixar que Jesus tome conta de nossos corações pelo seu infinito amor. O pároco apontou que nós somos conhecidos pelas boas sementes que lançamos em nosso caminho, pelos bons frutos que nós produzimos em nossa vida. Entretanto, ele enfatizou que é preciso constantemente uma conversão pessoal para avaliar, renovar, modificar, melhorar nossas ações, decisões, relações, nossos gestos, comportamentos e seguir os passos de Jesus. Ele nos disse que Jesus desperta a nossa atenção para os falsos profetas, que não transmitem os ensinamentos do evangelho. Pe. Cláudio finalizou sua homilia ao realçar o modelo de Maria para nossa caminhada de fé, a Mãe do silêncio que acolheu, escutou a Palavra em sua simplicidade, viveu o caminho de santidade e fez a vontade de Jesus. Ele acrescentou ainda que nós saibamos nos inspirar em Maria e que ela possa nos iluminar, ensinar a realizar o projeto de Deus para a nossa vida.

Posteriormente, os ritos litúrgicos continuaram com “A Ti meu Deus”, entoado entusiasticamente pelos fieis no momento do ofertório. Pe. Alberto Lima concelebrou a oração eucarística com o pároco, cujos refrãos foram cantados. Pe. Cláudio conduziu todos a rezar o Pai-Nosso, de mãos dadas. A comunhão foi dada em duas espécies pelo padre e ministros, auxiliados pela Pastoral da Acolhida.

Antes de sua benção final, Pe. Cláudio solicitou aos fieis para rezar pelas vocações religiosas. Ele deu a programação da Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, divulgou o novenário e camisa com a estampa de Maria,  anunciou a Festa do Sagrado Coração de Jesus e mencionou o Arraiá de São José. Essa linda solenidade em honra a Nossa Senhora se encerrou com “Eu me consagro a ti”, com rogos de proteção e perpétuo socorro à Virgem Maria. No final, vários fieis se aproximaram diante do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para orar e pedir bençãos à Mãe dos cristãos.

Luciana Lemes