CENTENAS DE FIÉIS CELEBRAM FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

No dia 2 de fevereiro, sábado, a Igreja de São José celebrou às 18h, o dia da Apresentação do Senhor no Templo. Centenas de fiéis prestigiaram essa comemoração conhecida também, como a Purificação de Nossa Senhora ou Nossa Senhora das Candeias. Considerada uma das festas mais antigas da Igreja Católica, essa noite marcou o encontro de Maria e José no momento em que eles apresentaram Jesus a Deus. Trajado em seus paramentos brancos e uma estola verde, o Padre José Augusto entrou no presbitério com sua equipe de Liturgia, animados por “Deixa a luz do céu entrar”,  cantado por Vicente.

Iniciou-se a missa com a leitura das intenções feitas pela Edilamar, a comentarista. Pe. José Augusto fez sua saudação aos fiéis, seguido do ato penitencial e do hino de louvor cujo canto foi “Glória a Deus nas alturas”. A celebração prosseguiu com a 1ª. Leitura de Jeremias (1,4-5.17-19), o Salmo 70 foi cantado com a participação dos fiéis, e depois, fez-se a 2ª. Leitura de 1 Coríntios (12, 31-13,13).

No âmbão da Palavra, Pe. José Augusto proclamou o evangelho segundo Lucas (4,21-30). Em sua homilia, o presidente da celebração destacou que Jesus foi chamado a ser o porta-voz de Deus, o enviado para lembrar os povos de seus compromissos com a verdade, a fidelidade e a obediência ao Senhor. Jesus teve a garantia da proteção eterna de Deus. Acima de qualquer competência, nós devemos praticar a caridade, tornar a vida mais valorosa pelo amor totalmente gratuito aos irmãos. Ele salientou que essa entrega plena acontece em qualquer situação da vida, sem nenhuma discriminação, sendo essencial o respeito às pessoas, com suas dificuldades e seus problemas individuais. Nós devemos ser sempre orientados pela caridade, bondade, fazer o bem sem esperar alguma troca, recompensa, pois Jesus veio trazer a Boa Notícia, nós somos todos filhos de Deus. A caridade dá um sentido à nossa vida e nós devemos viver todos como irmãos e irmãs.

Pe. José Augusto citou um momento anterior ao evangelho em que Jesus leu o texto do profeta na sinagoga: “O Espírito do Senhor está em mim, porque ele me ungiu para anunciar a Boa Notícia aos pobres. Enviou-me para anunciar a libertação aos pobres e a recuperação da vista aos cegos, para dar liberdade aos oprimidos e para anunciar o ano da graça do Senhor” (Lucas 4,18-19). Ele ressaltou que Jesus cumpriu agora a missão que Deus lhe confiou, fez prevalecer a vontade do Pai, baseado na caridade. Nós somos responsáveis, também, por viver e difundir a mensagem do Evangelho. Deus conta com a nossa bondade em seu projeto e nós contamos com a sua graça.

Pe. José Augusto conduziu a assembleia a rezar de forma uníssona a profissão de fé. Em seguida, houve a Oração Comunitária e o Ofertório, embalado pela linda canção “De mãos estendidas”.

Nos ritos da comunhão, o presidente rezou o Pai-Nosso com os fieis. Na fração do pão, houve o Cordeiro de Deus e a comunhão foi dada em duas espécies. Pe, José Augusto foi auxiliado pelos Ministros da Eucaristia e pela Pastoral da Acolhida. A música “Feliz o homem que ama o Senhor” embalou entusiasticamente esse momento.

Na sequência da celebração, ocorreu a Oração Pós-comunhão. Logo depois, o padre leu os avisos paroquianos; ele convidou todos para o reinício das atividades litúrgicas da igreja tais como: o encontro de Oração ao Meio-Dia, O Terço Mariano, a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Adoração ao Santíssimo. Ele divulgou as inscrições para a Catequese e o Crisma, o Retiro de Carnaval, a preparação para a Festa de São José e a sequência da Campanha São José 10. Após a benção final do Pe. José Augusto, a canção “Pelas estradas da vida” encerrou a festa da Apresentação do Senhor nesse clima de alegria, confiança e esperança no Redentor.