CELEBRAÇÃO DA CRISMA

Em 30 de novembro de 2019, realizou-se a celebração do Sacramento da Crisma pelo Bispo-emérito da Diocese de Porto Nacional, Dom Geraldo Vieira Gusmão, acolitado pelo Padre José Cláudio Teixeira, Pároco da Igreja São José em Belo Horizonte.

Às 18 horas, iniciou-se a Procissão de Entrada, com acólitos portando o Crucifixo e duas Lanternas, banner de São José, Ministros da Eucaristia, os crismandos, acompanhados com os respectivos padrinhos e madrinhas, e o Presidente da Assembleia, Dom Gusmão que foi acolitado pelo Padre Cláudio. Quatro grandes velas estavam colocadas ao lado do altar, cada qual representando uma semana do Advento. A vela referente a primeira semana é acesa por Padre Cláudio. No presbitério, Dom Gusmão iniciou a Santa Missa. Ele saúda os participantes da Missa, pedindo palmas para os crismandos e seus respectivos padrinhos e madrinhas; para todos os presentes; para Padre  Cláudio; e também uns para os outros e para os catequistas.

A primeira leitura (Is, 2, 1-5), proferida por um membro da Pastoral da Liturgia, diz respeito da visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. O profeta fala sobre a casa do Senhor, posta acima das montanhas, dominando o mundo, e o triunfo dos povos, que para lá se transporão, onde suas armas seriam transformadas em arados e em instrumentos de trabalho, a partir de quando não mais guerrearão entre si.

Outro membro da Pastoral leu a Segunda Leitura (Rm 13, 11-14a). Trata-se de carta de Paulo aos Romanos, aos quais alerta ao Apóstolo para a hora da salvação, o amanhecer que se sobrepõe à noite, conclamando-os a se revestirem de Jesus Cristo. Seguiu-se a leitura do Santo Evangelho (Mt 24, 37-44), que versa sobre a vinda do Filho do Homem ao final dos tempos, cujo momento dar-se-á quando menos se espera. Para isso, todos devem ficar atentos, preparados.

Dom Gusmão pediu ao Pe. Cláudio que apresentasse os crismandos. Todos eles ficaram de pé. Dirigiu-se, então, Dom Gusmão ao público, dizendo que é mineiro, do Vale do Jequitinhonha, tendo estudado no seminário de Diamantina, e um pouco mais de sua origem. Falou que já tinha 85 anos de idade e que exerceu seu bispado em Porto Nacional, no Estado de Tocantins, há cerca de 1500 km de Belo Horizonte, onde vive na qualidade de bispo-emérito. Destacou, para os padrinhos e madrinhas, a importância desse apadrinhamento. Sua imagem deve ser exemplo de vida aos respectivos crismandos.

Prosseguindo, Dom Gusmão formulou aos candidatos à crisma as seguintes perguntas: “Vocês estão decididos a receber o Sacramento da Crisma?” “Sim”, respondem em voz baixa os crismandos. “Não senti convicção” disse Dom Gusmão sorrindo. “Vou repetir…” e assim repetiu a pergunta. Desta vez, em voz alta, disseram “SIM!”. Dirigindo-se então aos fiéis presentes indagou: “O que representa na minha vida eu ser crismado?”. E ainda: “Porque até hoje eu não fui crismado, se é mesmo coisa boa?” Chama a atenção daqueles que têm vários comportamentos no coração, quando o coração é um só, que deve estar cheio de amor. Este é um domingo de transição entre a Festa do Cristo Rei e o Advento, preparação para o Natal, comentando a Segunda Leitura. “O Evangelho fala sobre a necessidade de vigilância. Não por medo de Deus. É por Jesus, que nos salvou e mandou o Espírito Santo, para iluminar a nossa caminhada para Deus. Devemos ser peregrinos para a Casa do Pai. Que é a nossa meta”, comentou.

Pelo Batismo, já somos comprometidos com Jesus (éramos crianças). Agora, na condição de adultos, confirmamos o que recebemos no Batismo. “O que é a alma para o nosso corpo é o Espírito Santo para a Igreja.” continuou. “O corpo sem alma não tem vida. Pode alguém católico viver sem o Espírito Santo?” indaga. “Quem não recebeu a crisma é uma criança pela fé. Você vai ser crismado porque você renunciou ao pecado. Vocês irão receber os Dons do Espírito Santo.” Dom Gusmão perguntou aos crismandos, quais são esses dons e eles responderam: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus. Aplausos dos fiéis. Ao receber o Sacramento da Crisma, os cristãos tornam-se adolescentes na fé. Dom Gusmão perguntou então ao Pe. Cláudio: “o que a Igreja São José oferece ou já ofereceu para eles?” “Catequese, Liturgia, orientação, etc.” respondeu o Padre. O celebrante pediu aos crismandos que cada um acenda a sua vela, enquanto se canta a música sacra pertinente.

“Prezados crismandos: vamos renovar as promessas do Batismo” comentou. “Vocês renunciam os pecados? Vocês creem em Deus Pai Todo Poderoso? Vocês creem em Jesus Cristo? Creem que ressuscitou dos mortos?”. A todas as perguntas, os aspirantes a crisma responderam “SIM”. Dom Gusmão orientou os crismandos como proceder para receber a crisma. Alinhados, cada um deles se posta à frente do Celebrante, que impõe a mão sobre o fiel prestes a receber o sacramento, unta o dedo polegar nos Santos Óleos e com ele faz um sinal da cruz na testa do crismando. Ungido, torna-se cada qual um crismado. Cada um retorna para seu lugar. Felizes são os que recebem esse Sacramento, pois recebem os dons do Espírito Santo.

Logo após, Pe. Cláudio orou a primeira das Preces da Comunidade, incumbindo-se uma fiel da Pastoral da Liturgia de sua continuidade. Conclamou, o Pároco, a todos os membros da Igreja, com elevado espírito de abnegação, a cederem espaços aos agora crismados, para ocuparem efetivamente posições na comunhão da Igreja, em processo dinâmico.

Continuou-se na celebração da Santa Missa e, no momento da Comunhão, convida os crismados a receberem a Santa Eucaristia, enquanto Ministros da Eucaristia a distribuíram aos demais fiéis.

Ao final da Santa Missa, o Bispo celebrante dirigiu palavras finais aos crismados, convocando-os à perseverança na fé. Deu a Benção Final, encerrando-se a cerimônia.

Evaldo José de Oliveira