Logo Logo

Acender uma Vela

Acender uma Vela Velas Acesas

O fogo e a luz são símbolos da vida, significam vida. Quando vemos a fumaça da chaminé ou a janela iluminada, já concluímos que naquela casa existe vida. Porque há fogo e luz.
Jesus disse assim: “Quando acendemos uma vela, colocamo-la, não debaixo da mesa, mas sobre o castiçal, para que ela ilumine a todos que estão em casa. Assim também deve brilhar vossa luz diante dos homens, para que eles vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,14).
Jesus falava exatamente da luz da fé. Comparou a fé com uma vela acesa. Aquele que vive sua fé, brilha como a luz. Aquele que evita o mal e procura praticar o bem por amor de Deus, esse ilumina os outros. Quem não se esforça por evitar o mal, vive na escuridão e espalha escuridão.

Uma vela acesa a Deus simboliza a adoração e a entrega total da pessoa ao Deus Todo Poderoso, Senhor e Criador de todos os seres. Uma vela acesa a São José tem o mesmo simbolismo, só que este sacrifício é oferecido a Deus por intermédio deste santo.

Em qualquer cerimônia litúrgica, em especial na Eucaristia, acendem-se velas no altar para simbolizar de um lado a consumação da criatura diante do Criador, o sacrifício de Cristo em substituição à humanidade; e de outro lado, porque é Cristo que está se sacrificando, ele que é a “Luz do mundo”.

Selecione uma vela