BÊNÇÃOS DA VELA E DA GARGANTA NA SÃO JOSÉ

Fevereiro, por excelência, é um mês cheio de atividades e festas litúrgicas. No dia 2, 6ª feira, é celebrada a Festa da Apresentação do Senhor no Templo, quando as velas são benzidas. No dia 3, sábado, o Dia de São Brás, bispo e mártir, invocado como padroeiro contra os males da garganta. Nesse dia acontece a bênção da garganta por intercessão de São Brás. Na Igreja São José não é diferente. As missas, na 6ª feira, acontecem às 7h, 8h, 18h e 19h,  e no sábado, 7h, 8h e 18h.

Mas por que as velas são abençoadas? Junto com a Festa da Apresentação do Senhor e da Purificação de Maria (a purificação da mulher, pós parto, acontecia 40 dias após o nascimento do bebê menino), a Igreja celebra, no mundo todo, a Festa de Nossa Senhora da Candelária, da Luz, das Candeias, do Bom Sucesso, da Purificação e dos Navegantes.

Tendo presente a realidade de Maria, mãe pura e bela, mãe da verdadeira Luz, é um costume antiguíssimo da Igreja, que sejam abençoadas as velas e que elas sejam distribuídas ao povo. Mas qual o significado da vela? Retomando o texto de Mateus, no capítulo 5, em que Jesus proclama que seus seguidores são o sal da terra e a luz do mundo, Ele recorda que o sal tem a função de dar gosto e a vela, de iluminar, de dissipar as trevas. A vela, juntamente com o sal, com água benta, com o crucifixo, o escapulário e demais costumes da piedade popular, como a via-sacra, são o chamados “SACRAMENTAIS”.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que os Sacramentais, por sua vez, “sinais sagrados instituídos pela Igreja, cujo objetivo é preparar os homens para receber o fruto dos sacramentos  e santificar as diferentes circunstâncias da vida” (CIC n. 1677). São João Paulo II dizia, em uma de suas homilias: “Hoje também nós, com as velas acesas, vamos ao encontro d’Aquele que é “a Luz do mundo” e acolhemo-l’O na sua Igreja com todo o impulso da nossa fé batismal.”

Portanto, as velas abençoadas no dia 2 de fevereiro, têm um caráter de história, mas também de fé. Na 4 feira, após o Carnaval começa a Quaresma, que tal você acender as velas abençoadas durante o período em que Igreja pede que penitência, oração e caridade? Que tal utilizar essas velas como combustível para a missão de viver e evangelizar as Obras de Misericórdia?