BÊNÇÃO PARA OS ESTUDANTES DO ENEM NESTA QUINTA

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 4 e 11 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. Mais de 5,5 milhões de estudantes que sonham entrar na faculdade por meio de vestibulares, SiSUProUni e FIES são esperados para as provas. Entre eles, muitos adolescentes e jovens participam das Missas e das pastorais da Igreja São José. Todos vão fazer  o ENEM,  em busca de um Curso Superior. A prova é uma experiência de nervosismo e ansiedade para grande parte dos estudantes. Para acalmar os ânimos e fortalecer a fé, a Igreja São José convida todos os estudantes que farão o ENEM para receberem uma Bênção especial, nesta quinta-feira, 1º de novembro, durante a Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 12h. A Igreja São José  fica na Av. Afonso Pena, s/nº – Centro – BH.

Trata-se de uma experiência de fé, que visa ajudar os estudantes, transmitindo confiança e segurança pela presença de Deus no coração. Para todos que estudaram e se dedicaram com seriedade, pedimos a proteção de Deus para transmitir calma, serenidade, tranquilidade, abençoando a memória para que tudo que foi devidamente estudado seja lembrado na hora da prova! Todos os estudantes estão convidados! Avante, pois! Vamos acolher as bênçãos de Deus!”, diz Pe. Nelson Antonio Linhares, pároco da Igreja São José.

MAIS TEMPO DE PROVA

Neste ano, os candidatos que participarão do Enem terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Segundo o edital, serão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.

Segundo o Ministro da Educação, os 30 minutos a mais para a realização das provas foram concedidos pois “eram um grande e importante pleito de milhares de estudantes de todo o país”.

EXAME EM DOIS DOMINGOS

O Enem, que completa 20 anos em 2018, continuará sendo aplicado em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro.

A distribuição das provas não mudou: no primeiro domingo, dia 4, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 11, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 5h de duração.

DICAS INTERESSANTES:

O motivo da eliminação de dois em cada dez participantes no ano passado tem relação com o fato de “portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impresso, anotações e etc.”.

Caneta preta de tubo transparente e documento original com foto são obrigatórios no Enem 2018

MOTIVOS DE ELIMINAÇÃO

1. Não marcar o tipo de prova e não escrever a frase ou marcar mais de um tipo de prova e não escrever a frase – 44,35 %
  2. Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e etc. – 19,77 %