APRESENTAÇÃO DO SENHOR: A LUZ QUE BRILHOU

Quarenta dias depois de ter celebrado o Natal, a Igreja celebra neste dia 2 de fevereiro, 6ª feira, a Festa da Apresentação do Senhor no Templo. Nesta festa, todos os cristãos são chamados a contemplar o mistério que recorda os quarenta dias do nascimento de Jesus na gruta de Belém. Jesus e Maria apresentaram o primogênito, após os quarenta dias de seu nascimento, seguindo a tradição judaica.

A Igreja também recorda neste dia uma antiga devoção em que uma procissão luminosa relembrava o trajeto de Maria ao templo, por isso, a celebração de Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Candelária ou ainda Nossa Senhora da Luz neste dia.

Na liturgia atual a celebração recorda principalmente a figura de Jesus, mas manteve a tradicional bênção das velas dessa antiga tradição pelo simbolismo que ela carrega, como assinala o missionário redentorista padre Geraldo de Paula.

“Na celebração do dia de hoje, onde apresentamos a vela, a luz, nós estamos lembrando que Cristo é a nossa luz, e queremos então ser sempre abençoados por esse Deus que nos ama e que nos convida a sermos portadores dessa luz a todos os irmãos e irmãs”.

A festa de hoje projeta o futuro e não apenas a recordação de um fato passado. São Sofrônio, patriarca de Jerusalém, expressou em sua vida esse desejo que deve estar presente no coração dos fiéis:

“Por isso vamos em procissão com velas em nossas mãos e nos apressamos carregando luzes; queremos demonstrar que a luz brilhou para nós e significar a glória que deve chegar através dele. Por isso vamos juntos ao encontro com Deus”.

Dia Mundial da Vida Consagrada

Dia Mundial da Vida Consagrada no Santuário Nacional

Para recordar os fiéis sobre o valor da vocação dos religiosos e religiosas para a Igreja, o Papa João Paulo II associou a celebração do Dia Mundial da Vida Consagrada à festa da Apresentação.

A entrega de tantos homens e mulheres através da profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência representa também um grande sinal de que é possível viver a santidade nos dias atuais, especialmente, no serviço aos que mais necessitam, como frisa padre Geraldo.

“Assim como Jesus foi consagrado, todos nós também nos consagramos a Deus para o serviço dos irmãos e das irmãs e, nos dias de hoje, todos nós que entregamos a nossa vida ao Senhor o fizemos nesse espírito de serviço e de doação, especialmente, às pessoas que mais precisam de nós, de uma palavra, de uma orientação, do perdão do Senhor e do acolhimento como o Senhor sempre nos ensinou a acolher. Amar e servir sempre”, sublinha o missionário.