A MISSÃO E INTERCESSÃO DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito tem recebido diversos nomes ao longo do Novo testamento: O Espírito de Verdade, o Advogado, o Paráclito, o Consolador, o Santificador.

MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO

  1. O Espírito Santo é santificador: Para que o Espírito Santo possa cumprir com sua função, é necessário que nos entreguemos totalmente a Ele e deixemo-nos conduzir docilmente por suas inspirações, para que possamos nos aperfeiçoar e crer todos os dias na santidade.
  2. O Espírito Santo mora em nós: Em João 14, 16, encontramos a seguinte passagem:   “Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para que fique eternamente convosco”. Também  em I Coríntios 3, 16:  “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”.  E por esta razão é que devemos respeitar nosso corpo e  nossa  alma. Está em nós, porque é o “doador da vida” e do amor.  Se nos entregarmos à sua ação amorosa e santificadora,  fará maravilhas em nós.
  3. O Espírito Santo ora em nós: Necessitamos de  um grande silêncio interior e de uma profunda pobreza espiritual para pedir que ore em nós o Espírito Santo. Deixar que Deus ore em nós sendo dóceis ao Espírito. Deus intervém por aqueles que o amam.
    4. O Espírito Santo nos leva a verdade plena: Ele nos fortalece para que possamos ser testemunhas do Senhor, nos mostra a  maravilhosa riqueza da mensagem cristã, nos enche de amor, de paz, de gozo, de fé e crescente esperança.

A Intercessão do Espírito Santo

“Também o Espirito semelhantemente, nos assiste em nossas fraquezas porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espirito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espirito porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.”

O Espirito Santo Auxilia na Oração

“Orar é um tremendo privilégio e uma tremenda responsabilidade. Nesta importante tarefa de orar, o Espirito Santo nos auxilia de duas formas: Ele nos ajuda quando oramos e orando por nós. Existe uma forma maravilhosa de orar mencionada na palavra. Chama-se orar “no Espirito”. Realmente, é a única forma de orar. Judas 20 contém o mandamento, “edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espirito Santo”.( Jd. 20, ênfase acrescentada). Aos cristãos de Éfeso, Paulo disse que deveriam estar “orando em todo o tempo no Espirito, e para isso vigiando com toda perseverança e súplica”( Ef. 6:18, ênfase acrescentada). Gosto muito de orar em línguas celestiais, e o faço freqüentemente, mas “orar no Espirito” é muito mais do que isso. Também significa orar no reino do Espirito Santo e no seu poder. Este é um dos principais motivos pelos quais viver em comunhão com Espirito Santo é tão importante – permite que experimentemos de seu poder e presença quando oramos.

Mas Ele não torna seu poder disponível para nós quando oramos, Ele também ora por nós! Ouça a maravilhosa verdade de Romanos 8:26: “Também o Espirito semelhantemente, nos assiste em nossas fraquezas porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espirito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis”.

Vamos analisar frase por frase. O Espirito assiste: literalmente, “mantém-se assistindo”- Ele não assiste de vez em quando, assiste-nos continuamente. A palavra “assiste” é interessante, ela retrata alguém vindo em direção a outra pessoa para ajudar carregar um grande peso. Não é maravilhoso? As coisas que captam a nossa atenção nos levam a dobrar os nossos joelhos- pesadas demais para suportarmos sozinhos e geralmente, complexas demais para serem expressas com simples palavras.

Observe que o Espirito nos assiste em nossas fraquezas; porque não sabemos orar como convém .na realidade, “Ele auxilia em todas as nossas fraquezas, mas especialmente quando ela se manifesta em relação à nossa vida de oração e particularmente, em relação ao saber pelo que orar no presente momento.

O Espirito Santo nos auxilia através das intercessões que faz por nós. Observe que na realidade o texto diz, “o mesmo Espirito”. Não existem intermediários ou agentes – A Terceira Pessoa de Trindade, o próprio Deus, intervém ao nosso favor. A palavra “intercessão” também é uma palavra pitoresca, representando ‘‘o resgate feito por alguém que ‘aparece’ para ajudar alguém que está em apuros” defendendo ou intercedendo por aquela pessoa. Não permita que suas circunstâncias, não importa quão angustiantes sejam, o afaste da oração. O Espirito Santo está esperando para defender seu caso junto ao Pai.

O Espirito Santo “intercede com gemidos inexprimíveis” ou “suspiros que desnorteiam as palavras”. Gosto demais da forma como Bishop Newell explica isto: “expressa de uma só vez a extensão da nossa necessidade, nossa ignorância ou inabilidade e a infinita preocupação do bendito Espirito que habita em nós , tem conosco. ‘Gemidos’- Que palavra!  E ainda mais para ser usada com relação ao Espirito do próprio Todo- Poderoso! Como é superficial a nossa avaliação tanto daquilo que Cristo faz por nós quanto do Espirito dentro de nós! E qual o resultado de tudo isso? “Aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espirito, porque segundo à vontade de Deus é que ele intercede pelos santos”. O Espirito Santo toma os nossos pensamentos e emoções confusos, aquilo pelo que estamos orando e aquilo pelo que deveríamos orar com profunda sensibilidade, leva os sentimentos corretos ao Trono. Aleluia pela obra de intercessão do Espirito Santo!

  1. Oswald Sanders resume isso muito bem: “o Espirito liga-se a nós em nossa oração e derrama suas suplicas a nosso favor. Podemos dominar as técnicas da oração e compreender sua filosofia, podemos ter uma confiança ilimitada na veracidade e validade das promessas referentes à oração. Podemos declara-las com honestidade. Mas ao ignorarmos a parte desempenhada pelo Espirito Santo, deixamos de usar a chave mestra.” (1)

 

Horário das Missas
  • SEG
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • TER
    • 7:00
  • QUA
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • QUI
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • SEX
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • SAB
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
  • DOM
    • 7:00
    • 8:30 *
    • 10:00 ***
    • 11:30
    • 16:00
    • 17:30
    • 19:00 **

* Missas de Catequese

** Missa de Jovem

*** Missa da Família

Veja a programação completa