8º DIA É CELEBRADO COM MUITO LOUVOR

No segundo domingo da Quaresma, dia 17 de março, a igreja de São José comemorou também, o 8º. dia da Novena ao Protetor da Igreja Católica Romana, cujo tema foi “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade”. Às 11h, Padre Ronaldo Divino fez sua saudação e animou os fiéis a cantar o hino ao Padroeiro das Famílias. Os Acólitos e a Liga Católica apoiaram o presidente nesse dia festivo, que introduziu a novena com a oração para todos os dias. Em seguida, ele conduziu o anúncio da Palavra, rezada em dois coros, com a participação de integrantes das pastorais. Depois, ele meditou com os fiéis sobre a misericórdia e o discernimento pastoral, baseado na Exortação do Papa Francisco sobre o amor nas famílias. Pe. Ronaldo destacou esse tema novenário no respeito e acolhimento de qualquer pessoa com suas dificuldades e necessidades, fundamentada no amor que é a “lógica da misericórdia pastoral”. No final, todos rezaram a oração à Sagrada Família.

A Santa Missa começou às 11h30 e Eduarda, a comentarista, leu as intenções da celebração. Participaram da procissão de entrada: os Acólitos, os membros da Liga Católica, a equipe da Liturgia, Eucaristia e Pe. Ronaldo, trajado com uma estola roxa. O cortejo levou as lanternas, a Cruz, o turíbulo, o estandarte de São de José, o banner da Campanha da Fraternidade, a bandeira e o banner da Liga Católica. Após sua saudação fraterna, o padre conduziu os fiéis a fazer o sinal da Cruz e a equipe de música cantou o ato penitencial. Depois, ele rezou a oração e os ritos da missa prosseguiram com a 1ª. leitura de Gênesis (15,5-12.17-18), o canto do Salmo 26 e a 2ª. leitura de Filipenses (3,17-4,1).

Iluminado por duas lanternas, Pe. Ronaldo proclamou o evangelho de Lucas (9, 28b-36). Em sua homilia, o padre destacou o dia em que Jesus sobe à montanha com os três discípulos e acontece a cena de sua transfiguração, uma antecipação de sua glória. Ele disse que a transfiguração é o anúncio de sua plenitude; Jesus sofreu, morreu e ressuscitou para salvar a humanidade. Pe. Ronaldo mencionou a importância da quaresma, um tempo favorável à mudança, à conversão pessoal e social, ele ponderou que cada pessoa precisa acolher o outro, respeitar as diferenças, sem nenhuma discriminação e exercer a fraternidade, pois nós somos todos irmãos à imagem e semelhança de Cristo. O padre enfatizou que Jesus não despreza o Antigo Testamento, sua descendência, mas procura um caminho novo pelo acolhimento do projeto de Deus. “Este é o meu filho, o Escolhido. Escutai o que Ele diz!” foi o chamado para todos nós olharmos para a céu, refletirmos sobre nós mesmos e nos transformar pela  Palavra.

No momento das oferendas, a equipe de música conduziu a assembleia a cantar “Um consagrado para amar”; nesse momento Pe. Ronaldo incensou o presbitério, um acólito repetiu o mesmo gesto em direção ao presidente e à assembleia. Na oração Eucarística II, toda a igreja cantou glórias ao Senhor bem como os refrãos. Nos ritos da comunhão, a comunidade rezou com fervor a oração do Pai-Nosso e o Cordeiro de Deus. A Pastoral da Acolhida auxiliou o Pe. Ronaldo e os Ministros da Eucaristia a distribuir a eucaristia. A equipe de música entoou “Vejam eu andei pelas vilas” no instante da comunhão.

No final da celebração, o padre Ronaldo agradeceu a presença da comunidade e a contribuição de doações para essa semana festiva, reforçou o convite aos fiéis para participar da Festa de São José, divulgou o novenário ao nosso padroeiro, anunciou a romaria à Serra da Piedade, convidou todos para uma confraternização nas barraquinhas. Antes de sua benção, o padre distribuiu o pãozinho e a uva às crianças e a assembleia cantou “Derrama Senhor o seu amor”. Posteriormente, Pe. Ronaldo abençoou os fieis e no embalo do canto de Consagração a Nossa Senhora, celebrou-se mais um dia festivo em homenagem a São José.