8º DIA DA NOVENA A SÃO JOSÉ – 17/03/2018

8º DIA DA NOVENA A SÃO JOSÉ – 17/03/2018

TARDE DE LOUVOR

Às 14h30, iniciou-se a Tarde de louvor, na Igreja São José. Muitos fiéis se fizeram presentes para rezar e crescer na intimidade com Deus. Padre Nelson conduziu as orações, fazendo as reflexões com o povo. O grupo de música, com Silvano Havanz, Wellington, Luciana e Geovana foram conduzindo as canções de louvor. Houve um pequeno intervalo para um lanche nas barraquinhas da festa. Logo após, Padre Nelson expôs o Santíssimo Sacramento e ministrou a bênção.

NOVENA

Às 18h teve início a Novena. Neste 8º dia, a Igreja São José nos propõe a trabalhar na construção de uma cultura do encontro e cultivar o respeito na convivência com o diferente. Os fieis, que já lotavam os bancos, abriram seus livros e iniciaram rezando a oração do dia. Seguiu-se o anúncio da Palavra e, depois, e a meditação do tema. Padre Nelson chamou a atenção de todos para o tema do 8º dia, a missão de transformar a Igreja e o mundo, sem se esquecer de viver a Palavra, superando o preconceito e a discriminação. No momento de rezar a Palavra, pedimos o dom da sabedoria para viver o amor aos excluídos, empobrecidos e injustiçados.

A MISSA SERTANEJA

Com vivas a São José e com aplausos, Padre Nelson encerrou a novena e anunciou que a Missa nesse 8º dia seria ao som do ritmo sertanejo, nas vozes da dupla Johny Marcos e Maurinho. Depois de se fazer a leitura das intenções, a equipe litúrgica, presidida pelo  Padre Nelson Antônio, iniciou a procissão de entrada carregando as tochas acesas, a cruz com uma faixa roxa, sinal do tempo de quaresma, o estandarte de São José. Os leitores e catequistas traziam nas mãos pacotes de arroz para serem ofertados. A dupla sertaneja com seus instrumentos cantava “nós somos um povo, povo de Deus…” e com muita alegria e palmas todos se dirigiram até o altar. Padre Nelson chamou a atenção para os símbolos e seus significados e junto com o povo cantou o Deus Trino para iniciar a celebração da Santa Missa.

Após a oração do 5º domingo da quaresma, os olhares se dirigiram para a porta principal de onde partiu a procissão com a Bíblia Sagrada, a imagem de São José, uma caixa de ferramentas e a imagem de Nossa senhora Aparecida ao som de música e aplausos. Padre Nelson faz menção à profissão de carpinteiro de José. As leituras da missa, o salmo e o Evangelho foram encerradas com muitos aplausos e uma grande alegria logo depois da aclamação de que a palavra é PALAVRA DA SALVAÇÃO.

Na homilia, o Celebrante nos disse que Moisés entregou ao povo os mandamentos recebidos de Deus, mas o povo respondeu com infidelidade. Então, Deus faz uma nova aliança, não mais impressa na pedra, mas no coração da pessoa humana. Lembrou também a passagem onde Jesus nos diz: “Nisso conhecereis que sois os meus discípulos. Se amardes uns aos outros”. Se ainda não vivemos na paz é sinal de que a aliança de Deus conosco ainda não está inscrita no coração. No Evangelho, os gregos estavam ali porque queriam ver Jesus, isto é, conversar, falar, escutar Sua Palavra que nos diz “Se o grão de trigo não cair na terra e não morrer não dará frutos.”

O CREIO cantado em sertanejo soou fundo nos recordando o nosso compromisso com a nossa fé de cristãos católicos. No ATO PENITENCIAL, também cantado, o povo foi aspergido pela água benta ao som de um grito “Perdão, perdão, Senhor por ter pecado contra a vossa Igreja Santa”.

Nas PRECES DA COMUNIDADE respondemos: “Por intercessão de São José, escutai a nossa prece”! O PAI NOSSO de mãos dadas e o ABRAÇO DA PAZ foram sinais do nosso compromisso de viver a  fraternidade. A COMUNHÃO em duas espécies, Corpo e Sangue, convida os fieis a realizarem, cantando e com alegria o encontro pessoal com o seu Senhor. A ORAÇÂO FINAL, os AVISOS e a BÊNÇÃO nos deram o sentido de missão que continua fora do templo, no nosso dia a dia. Padre Nelson agradeceu a todos os grupos que ajudaram na Celebração Eucarística e também à dupla sertaneja, Johny Marcos e Maurinho.

Após a Missa, o povo se concentrou nas barraquinhas, promovendo um tempo de encontro, partilha e degustação dos sabores da São José! Viva São José!

Horário das Missas
  • SEG
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • TER
    • 7:00
  • QUA
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • QUI
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • SEX
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • SAB
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
  • DOM
    • 7:00
    • 8:30 *
    • 10:00 ***
    • 11:30
    • 16:00
    • 17:30
    • 19:00 **

* Missas de Catequese

** Missa de Jovem

*** Missa da Família

Veja a programação completa