8º DIA DA NOVENA À MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO – 25/06/2018

8º DIA DA NOVENA A

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Estamos nos aproximando do final da Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Nesse 25 de junho de 2018, segunda-feira, às 18h, celebramos o 8º dia da Novena. A Celebração contou com a participação e colaboração da Pastoral da Acolhida e foi presidida pelo Pe. Ronaldo que, com a sua peculiar hilaridade, acolheu a assembleia com um efusivo “Boa noite, boa noite”, e cantando o hino da Padroeira dos Redentoristas, deu início à Celebração.

Esse 8º dia da Novena apresentou como tema: “Mãe do Perpétuo Socorro, Coração Inspirador da Missão” que ressalta o papel de Maria no projeto de Deus de enviar seu Filho ao mundo. Ela aceitou a missão de acolher no seu ventre o Filho do Altíssimo, o nosso Redentor Jesus Cristo e com o seu sim, Maria se tornou a primeira missionária a anunciar o Evangelho de Jesus.

Às 18h30 iniciou-se a missa, que o próprio Pe. Ronaldo presidiu e que, além da Pastoral da Acolhida, contou com a colaboração da comentarista Maria Helena e dos leitores Daiana e Luciana. Na música, Silvano e Luciana. Na fotografia, mais uma vez, Alessandra Mara, da PASCOM.

Caminhando em direção ao presbitério e ao som de um cântico de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a procissão de entrada trazia a Cruz, ladeada pelas lanternas acesas, o Estandarte de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conduzidos por representantes da Pastoral da Acolhida, seguindo-se, logo atrás, outros membros da mesma Pastoral portando donativos para as barraquinhas, os MECEs (Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística) e, por último, os acólitos e o presidente da Celebração. No presbitério, Pe. Ronaldo novamente acolheu os fiéis e procedeu aos ritos iniciais.

Na Liturgia da Palavra, foram apresentados um trecho do segundo livro dos Reis (2Reis 17, 5-8.13-15.18), o Salmo 59 e o Evangelho de Mateus (Mt 7, 1-5). Na sua breve homilia, Pe. Ronaldo enfatizou sobretudo o Evangelho, em que Jesus nos ensina a não julgar os nossos irmãos, apontando os seus erros e os seus defeitos, e mostra a hipocrisia de nossas críticas ao apontar os erros dos outros em vez de reconhecer e corrigir os nossos próprios. Evocou o exemplo de Maria, seu olhar indulgente, bondoso e acolhedor. Lembrou Madre Teresa de Calcutá, que dizia que perdemos muito tempo julgando e condenando as pessoas em vez de aproveitar esse tempo para amá-las. Ponderou que só Deus, de quem somos a imagem e semelhança e que nos criou, embora imperfeitos, para o amor, tem o direito de julgar as pessoas e apontar os seus erros. Como exemplo, lembrou e cantou a música “Foi Deus” (“Foi Deus que fez o amor…”). Encerrou a sua homilia, exortando-nos a seguir o exemplo compassivo de Maria, toda docilidade e amor.

Continuou o ritual da missa. Rezamos o Pai Nosso de mãos dadas e demo-nos o abraço da paz. Ao som de “Quando teu filho”, distribuiu-se a Comunhão. Antes de encerrar, Pe. Ronaldo ainda mencionou o Papa Francisco, no seu empenho de conclamar os fiéis a sermos mais solícitos e gentis uns com os outros, a buscar e promover relacionamentos cordiais, mais harmoniosos, a não nos esquecermos de usar as expressões de cortesia e gentileza como “por favor”, “desculpe”, “muito obrigado”…

De braços estendidos e olhos voltados para o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cantamos a “Consagração a Nossa Senhora”. E em seguida cantamos a música “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos. Pe. Ronaldo agradeceu a toda a assembleia pela presença, convidou a todos para se dirigirem às barraquinhas e encerrou a Celebração dando a bênção final. Saímos da Igreja ainda cantando “Nossa Senhora”.

Texto: MARGARIDA – Fotos: ALESSANDRA (PASCOM SÃO JOSÉ)