7º DIA DA NOVENA A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO – 24/06/2018

7º DIA DA NOVENA DE

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Em mais um domingo, dia do Senhor, em 24 de junho de 2018, às 11 horas, um grande número de devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se reuniu na Igreja São José para celebrar o sétimo dia de sua novena.

Com o tema “Mãe do Perpétuo Socorro, coração cheio de Misericórdia”, iniciou–se a novena, com as lindas orações e belos cânticos a Ela dedicados, sobre a direção do Pe. Nelson Antonio, contando com participação da Pastoral dos Acólitos e de toda a assembleia, que encheu a Igreja e aguardava ansiosa por este momento.

Durante a celebração da Novena, Pe. Nelson solicitou aos 14 Acólitos presentes, entre crianças, adolescente e jovens, que fizessem um semi-círculo no presbitério, unidos suas vozes, para que em coro, recitassem as orações a Nossa Senhora, junto com a assembleia.

Durante a reflexão das orações, Pe. Nelson convidou todos a contemplarem o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que acompanha os Missionários Redentoristas desde 1866. Sobre o Presbitério, a vista de todos, resplandecia, a linda imagem de Nossa Senhora, que com coração misericordioso, sempre vem ao socorro, dos aflitos e dos desesperançosos, pois sabemos bem:

“Que vós sois a Nossa guia a Jesus e nos indica que podemos encontrá-lo em suas Palavras através das escrituras, no silêncio da oração, nos irmãos mais pobres e necessitados, e na Eucaristia”.

Pe. Nelson ressaltou a coroa de oito pontas, como estrelas, que Nossa Senhora traz sobre sua cabeça e pediu a todos, para que contemplando fizessem seu pedidos e agradecimentos.

Ao final da novena, sendo posicionados todos os 14 Acólitos sobre as escadas que dão acesso ao presbitério, foi feito uma linda oração de Salve Rainha, nossa Mãe de Misericórdia. E, sobre o clima de oração e contemplação, todos se prepararam para o inicio da Celebração Eucarísticas as 11h30.

Com um lindo cântico, ministrado pelo equipe de músicos da Igreja de Santa Rita, Paróquia de São Judas, em Divinópolis/MG, deu–se início a procissão de entrada, que tinha à sua frente, as lanternas (que representam a luz de Deus, a luz da vida que guia e ilumina nosso corações, que agora iluminavam durante a procissão), a Cruz, o estandarte de nossa Mãe do Perpétuo Socorro, seguida pela equipe de Liturgia, a Pastoral dos  Acólitos, os  Ministros de Eucaristia e o presidente da celebração Pe. Nelson.

Pe. Nelson, após acolher a todos os presentes, em especial ao grande número de fiéis da Igreja de Santa Rita de Cássia, que também vieram prestigiar esta Santa Celebração Eucarística, anunciou a procissão de entrada da Bíblia, iluminada pelas lanternas e acompanhada por uma pessoa trazendo uma jarro de água, (representando a Água do Batismo), um Cajado, (representando o profeta que anuncia a vinda do Nosso Salvador, em especial São João Batista hoje celebrado).

Nas leituras Bíblicas tivemos o livro do Profeta Isaias: 49,1-6, e em seguida o salmo 138, que foi cantado, passando para a segunda leitura no livro dos  Atos do Apóstolos:13,22-26. E para completar esta belas leituras bíblicas, foi ouvido a proclamação do Evangelho de São Lucas 1,57-66,80, que cita sobre o nascimento de João Batista, sua forma de viver, até o momento em que já se sentia preparado para se apresentar publicamente.

E toda a assembleia imbuída de tantas belas mensagem transmitidas durante a Liturgia da Palavra, agora atentamente, ouvia a homilia do Pe. Nelson, que iniciou, explicando que o nome João significa que Deus é Misericordia. João Batista, já nasceu com a missão de ser o precursor, ou seja, aquele que vem antes, que anuncia a vinda do Messias, o nosso Salvador.

Pe. Nelson também citou, sobre as três missões dadas por Deus a João Batista, que São:

• Primeiro: preparar os corações das pessoas para receber Jesus Cristo;
  • Segundo: demonstrar o verdadeiro significado da humildade, superando toda vaidade;
  • Terceiro: assumirmos a nossa vocação de profetas, anunciadores da Palavra e das ações de Jesus.

Pe. Nelson concluiu sua homilia, comparando o coração misericordioso de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, à missão de João Batista. E num breve momento de silencio para reflexão, Pe. Nelson convidou a toda assembleia, a também ter um coração acolhedor e misericordioso como Nossa Senhora e João Batista, encerrando–se assim, este momento tão enriquecedor da Palavra e da vida de grandes servos de Deus,

Sobre o embalo das belas canções cantadas pela equipe de música da Igreja de São Judas, a missa seguiu seus ritos próprios. A comunhão foi distribuída em duas espécies.

Antes da benção final, Pe. Nelson convidou a todos os fiéis da comunidade de Santa Rita de Cássia, para irem ao presbitério, para que pudessem ser apresentados e juntos rezaram a oração da Ave Maria. Em seguida, agradeceu a presença deles em nossa Igreja, assim também como a  de todos os demais fieis, o equipe de música da Igreja de São Judas, aos Acólitos que muitos contribuíram com sua  participações na celebração e na novena, aos Ministros da Eucaristia, aos membros da PASCOM, que registram toda a celebração em textos e fotos para o site da Igreja, e convidou a todos, a participarem das barraquinhas de comidas típicas, coordenadas e dirigidas nesta noite de domingo pela Pastoral da Acolhida,

E assim, após a benção final, encerrou-se mais um domingo de muita oração, pedidos e agradecimentos a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

TEXTO: Mônica – FOTOS: Cleiton (PASCOM SÃO JOSÉ)