6º DIA DA NOVENA À MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO

DIA DA NOVENA

A NOSSA SRA. DO PERPÉTUO SOCORRO

Neste sábado, dia 23 de junho de 2018, às 18 horas, na Igreja de São José, no centro de BH, com grande alegria, foi celebrado o sexto dia da Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o tema “Mãe do Perpétuo Socorro, Coração acolhedor da Palavra”.

Durante a novena, o presidente da Celebração Pe. Nelson e a Pastoral da Liturgia, ministraram as orações e cânticos, juntos com a assembleia, que acompanhava através do livro da novena, tão bem preparado pela comunidade Redentorista.

Já próximo ao encerramento da novena, Pe. Nelson convidou a todos os presentes, a contemplarem o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que iluminado sobre o presbitério, refletia toda a serenidade da Mãe protetora, de coração aberto, acolhendo a todas as súplicas de seus amados filhos.

E neste momento em especial, Pe. Nelson falou, sobre o significado do Menino Jesus, que no braço esquerdo de Maria, teve sua sandália dependurada em seu pezinho direito, enquanto olha para o Anjo Gabriel, que traz em suas mãos  a Cruz e os cravos, representado o sofrimento que estava por passar Jesus.

E toda a assembleia em um só coro, aclamava: “Ó Mãe do Perpétuo Socorro, ajudai-nos a ter um coração aberto e acolher a Palavra do Vosso Filho, Palavra esta, que se formou em seu ventre é que com o carinho de Mãe foi cuidado e amado”.

E após a oração da Ave Maria, todos já revigorados por grandes momentos de alegria e piedade, se prepararam para o inicio da celebração Eucarística, realizada às 18h30.

Com um lindo cântico, a assembleia recebeu a procissão de entrada, que tinha à sua frente, as lanternas ladeando o crucifixo, o estandarte de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, seguidos pela equipe de liturgia, ministros, coroinhas e o presidente da celebração, Pe. Nelson.

Após os ritos iniciais da celebração, houve a procissão de entrada da Bíblia. Na liturgia da Palavra, a primeira leitura foi do livro do profeta Isaías: 49,1-6, o Salmo 138 foi cantado, a segunda leitura foi do livro dos Atos dos Apóstolos: 13,22-26 e a Aclamação ao Evangelho foi o a do livro de São Lucas: 1,57-66,80.

Durante sua homilia, Pe. Nelson iniciou, explicando a toda a assembleia, que há apenas um santo que a Igreja Católica celebra a Natividade, ou seja, o dia de seu Nascimento: São João. Pois, todos os Santos Católicos, tem suas datas de lembrança, não no dia de seu nascimento, mas, de seu óbito.

E finalizou sua bonita homilia, citando sobre a importância de São João Batista como o precursor de Jesus, ou seja, aquele que veio antes de Jesus, para preparar o coração de todos, para a chegada do Messias. Pe. Nelson citou a importância de todos também serem anunciadores de Jesus, como São João Batista.

A missa transcorreu conforme os ritos próprios e, antes da benção final, o Pe. Nelson, agradeceu a participação de todos os devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e todos os demais fieis, também a Pastoral da Liturgia que muito contribui para a nossa Paróquia, aos Ministros da Eucaristia, aos coroinhas, a equipe de música e todos que com dedicação e carinho participaram e ajudaram durante as celebrações.

Convidou também a todos os presentes a participarem das barraquinhas realizadas no adro da igreja, que neste dia em especial, estava sendo coordenada e dirigida pela Pastoral do Dizimo.

Em seguida deu a benção final, encerrando assim este belo sábado de oração e contemplação