6º DIA DA NOVENA EM HONRA A MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO

O 6º dia da Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no último domingo, dia 23 de junho, foi celebrado de maneira diferente: inserido na sequência da Celebração Eucarística das 11h30, presidida pelo pároco da Igreja São José, Pe. José Cláudio. A Missa começou com a procissão de entrada, na sua organização habitual, tendo à frente a Cruz ladeada pelas lanternas acesas, conduzidas pelos acólitos. Em seguida, o estandarte de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o estandarte de São José, os ministros da Eucaristia e, por último, o presidente da Celebração e sua equipe litúrgica.

Pe. José Cláudio acolheu os fiéis e, cantando a saudação à Santíssima Trindade, começou a celebração procedendo aos ritos iniciais. A Liturgia da Palavra apresentou uma leitura do Livro da Profecia de Zacarias (Zc 12, 10-11; 13, 1); o Salmo Responsorial (Sl 62), que foi cantado; uma leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas (Gl 3, 26-29) e um trecho do Evangelho de Lucas (Lc 9, 18-24).

Após proclamar o Evangelho, Pe. Cláudio pronunciou a sua homilia, destacando a presença de Jesus em nossa vida. Iniciou dizendo que para rezar não é preciso fazer barulho, gritar. É no silêncio que melhor conversamos com Deus. E deu o exemplo do próprio Jesus, que raras vezes rezou em voz alta. Jesus rezava muito, e de preferência sozinho, isolado. Buscava constantemente o Pai, e exortava-nos a fazer o mesmo, ensinando-nos a oração do Pai-Nosso. Pe. José Cláudio destacou do Evangelho a pergunta de Jesus aos apóstolos: “Quem diz o povo que eu sou?”. Jesus preferia permanecer incógnito, sem revelar ao povo sua presença. Enfatizou que devemos buscar a Jesus, fazer a caminhada com Ele, seguir seu caminho.  E mencionou a passagem do Evangelho “Quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perde a sua vida por causa de mim, esse a salvará”. O Cristão que crê verdadeiramente em Jesus deve mostrar fé. Tomar a sua cruz e caminhar, pois a graça de Deus é que nos dá força para seguir em frente.  Encerrou com o exemplo de Nossa Senhora, que em tudo seguia o seu filho Jesus.

Após a homilia, Pe. José Cláudio celebrou a Novena, com a colaboração dos acólitos. Esse 6º dia da Novena apresentou o tema: “Mãe do Perpétuo Socorro, fortalecei a nossa esperança”, que mostra o momento da Anunciação, quando Maria é surpreendida pela visita do Anjo com a grande notícia, ela fora escolhida para mãe do Filho de Deus. E ela humildemente aceita, diz o seu sim à vontade do Deus, àquele mistério da obra do Espírito Santo que nela se realizaria. Maria aceitou tomar parte e colaborar no projeto de Deus, e realizar a missão de gerar e trazer à luz o Salvador da humanidade. Maria é a nossa esperança, a nossa intercessora para chegar ao coração de seu filho Jesus. E nos ajuda a abrir o nosso coração à Palavra de Jesus e a Ele dirigir as nossas súplicas nas angústias e tribulações da vida cotidiana. Encerrou a Novena, rezando uma Ave-Maria e cantando a Consagração a Nossa Senhora.

Continuou a Missa com a oração do Credo, as Preces da Comunidade e a Liturgia Eucarística. Após a Comunhão, Pe. José Cláudio deu os avisos paroquiais e convidou os fiéis para a festa da Padroeira dos Redentoristas na próxima quinta-feira, 27, e do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira 28. Ainda convidou as crianças presentes a subirem ao presbitério, onde foram abençoadas e receberam o pãozinho e as uvas, simbolizando a Eucaristia, da qual elas ainda não participam. Rezou com elas a oração do Anjo da Guarda e acolheu e abençoou um bebezinho que, nos braços do pai, era apresentado ao Senhor. Enalteceu o gesto desse pai, lembrando que era uma tradição muito louvável que anda meio esquecida mas que precisa ser retomada. Ao mesmo tempo, cantava-se a música “Um dia uma criança me parou…”, do Pe. Zezinho.

Pe. José Cláudio deu a bênção final e encerrou a Celebração. Saímos da Igreja de alma leve, ao som de “Maria de Nazaré”, cantada pelo coral e por todos os fiéis.

Margarida Maria Gomes