5º DIA DA NOVENA DE NOSSA MAGNIFICA MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO

Foi com muita alegria que inúmeros fiéis devotos de Nossa Magnifica Mãe, Senhora do Perpétuo Socorro, reuniram-se no sábado, dia 22 de junho, às 18h, na Igreja São José, para a celebração do 5º dia de sua novena.

Com o tema “Mãe do Perpétuo Socorro: nos Eduque na Fé”, o 5º dia da novena foi presidido por Pe. Cláudio, que com grande entusiasmo e devoção, convidou aos presentes para, que de posse do livro da novena, que muito carinhosamente foi preparado pelo Redentoristas, com belas orações e cânticos, o abrissem na oração inicial, a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“Maria Santa e fiel, ensina-nos a viver como escolhidos”, com este belo cântico, Pe. Cláudio convidou a todos os presentes, a contemplarem o belo ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que cercado de lindas flores e grande luminosidade sobre o presbitério, resplandecia toda sua beleza e amor de Mãe amada.

Pe. Cláudio, explicou o significado, da posição das mãos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, entrelaçadas ao do pequeno Menino Jesus, que sustenta sobre seus braços e que com seus longos dedos, aponta para o rosto da pequena criança, nos fazendo sempre crê, que como a Ele  guiou, a nós também, desejamos que seja nossa guia.

Em seguida, com grande alegria, em um só coro, foi entoado o cântico de Consagração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, acompanhado pela oração de Salve Rainha, finalizando todo este lindo momento, com uma grande salva de palmas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Imbuídos de grande alegria, pelos momentos dedicados a novena, todos os presentes aguardavam ansiosos pela celebração Eucarística, a ser presidida as 18h30 por Pe. Cláudio.

E com belo canto de entrada, iniciou-se a procissão para o começo da Celebração Eucarística, que trazia, os  acólitos com as lanternas e a cruz, seguidos por membros da Pastoral da Sobriedade, trazendo o  standart de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, os banners:  da Sobriedade, de Jesus morto sobre o colo de Nossa Senhora, do Programa de Vida Nova e  dos  12 passos da Sobriedade: 1º Admitir, 2º Confiar, 3º Entregar, 4º Arrepender, 5º Confessar, 6º Renascer, 7º Reparar, 8º Professar a Fé, 9º Servir, 10º Orar e Vigiar, 11º Celebrar e por fim, 12º Festejar.

Mas entre estes, na procissão também estavam, a equipe de liturgia, os Ministros Extraordinários da Eucaristia e o presidente da celebração, Pe. Cláudio.

O pároco fez a acolhida inicial, citando a bela participação da Pastoral da Sobriedade e o importante trabalho que desempenham na Igreja São José, comparando-o, aos desenvolvidos pelos alcoólicos anônimos, que muito ajudam a pessoas com problemas de dependências.

Após realizados os ritos iniciais da celebração, as leituras litúrgicas foram: 1ª leitura Profecia de Zacarias 12,10-11;13,1, Salmo 62 cantado, 2ª leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 3,26-29, e Aclamação ao Evangelho de São Lucas 9,18-24.

Pe. Cláudio em sua homilia, trouxe a recém refletida novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sobre como tudo na vida precisa ser educado, o que inclui também, a fé, que ela não é algo mágico como muitos imaginam, que Deus nos dá a liberdade para bem a usarmos e não atribuirmos a Ele, nossas insatisfações.

Mas, que a Deus devemos sempre dar Graças, precisamos abrir o nosso coração e permitir que Deus cuide de nós.

Deus nos respeita, por isto, Ele apenas age, se o chamamos e o deixamos entrar em nossa vida, dando sempre Graças e nunca deixando de professar nossa fé.

Pe. Cláudio também fez uma bela reflexão de Jesus, de seu modo educado de falar com Deus, sem gritos, exigências e reclamações. Que como Jesus, também temos que conversar com Deus, temos que tomar nossa Cruz e principalmente, zelar mais por nossa vida, não deixando que seja empurrada e manipulada por outros, porque tem muita gente cuidando da vida dos outros e deixando a sua de lado.

Finalizando sua reflexiva e instrutiva homilia, Pe. Cláudio reforçou, sobre a grande importância de se praticar o hábito de se dá Graças a Deus pelo dom da vida e permitir que Sua ternura conduza os nossos caminhos.

No momento da Consagração Eucarística, todos os presentes foram contemplados, com a participação do Nosso querido Pe. Lima, que junto ao presidente da celebração Pe. Cláudio, tornou o momento Eucarístico ainda mais sublime.

Ao encerramento desta linda Missa, presidida por Pe. Cláudio, com a participação de Pe. Lima e Irmão Pedro, notava-se o semblante de alegria e ternura de todos os presentes, pelas belas mensagens nos dada por Deus e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nesta linda noite de junho.

Mônica Bonfim