5º DIA DA NOVENA A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO – 22/06/2018

5º. DIA DA NOVENA A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Mãe do Perpétuo Socorro, Coração Educador da Fé” foi o tema do 5º dia da novena, realizado nessa sexta-feira, 22 de junho, na Igreja de São José. Às 18h, o padre Nelson Antônio iniciou a noite festiva com saudações fraternas à assembleia, seguido do canto a Nossa Senhora. Ele mencionou o livro de orações e músicas, confeccionado especialmente para a novena.

O pároco conduziu a oração inicial para todos os dias com o apoio do Apostolado da Oração e dos fiéis. Ele rezou em frente ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e, logo fez a acolhida da assembleia; todos cantaram o hino da padroeira. Na saudação, destacou-se a figura da Virgem que permaneceu forte na fé, acolheu tudo no seu coração ao realizar a vontade de Deus. Maria transmitiu a Jesus esse olhar amoroso, obediente à Palavra; ela lhe ensinou a caminhar fervorosamente na Verdade diante dos desafios da vida.

Em seguida, o padre Nelson elevou as súplicas de proteção a Nossa Senhora e enfatizou o compromisso de cada cristão como um evangelizador na igreja. Os fiéis contemplaram o ícone de Maria, enquanto ele lhes explicava o significado das mãos entrelaçadas, que sustentou com sua direita, Jesus, seu filho, e o apontou como o Redentor. A assembleia ficou em pé para entoar com alegria o canto de consagração a Nossa Senhora. Nesse momento, todos os integrantes do Apostolado da Oração subiram ao presbitério. Rezou-se a oração final para todos os dias em dois coros, com a participação desse grupo evangelizador e dos fieis. No final, toda a assembleia aplaudiu o ícone de Nossa Senhora, Mãe Protetora.

A Santa Missa iniciou às 18h30 com as intenções lidas pela Jaqueline, a comentarista. Imediatamente, entrou a procissão na igreja que contou com a presença do padre Nelson acompanhado dos Acólitos, dos ministros da Eucaristia, Liturgia e integrantes do Apostolado da Oração, ao som do cântico “Ó Mãe do Perpétuo Socorro”, animado especialmente pelo Grupo da Paróquia Cristo Salvador, de Contagem. No cortejo, alguns integrantes do Apostolado da Oração levaram a cruz, duas lanternas e o estandarte de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Após a saudação inicial do pároco aos fiéis, a celebração prosseguiu com a oração do dia, o ato penitencial cujo cântico entoado foi “Eu Confesso”. Fez-se uma Leitura da Palavra e o Salmo 131 foi cantado por todos.

Iluminado por duas lanternas, o padre Nelson proclamou o Evangelho segundo Mateus 6,19-23. Ele ressaltou o coração de Maria, eixo central da novena, como o lugar cheio de amor, a sede das decisões e das escolhas, semelhante ao coração de Jesus. A Mãe Perpétua nos ensinou a colocar tudo nas mãos de Deus; a crescer, amadurecer e ser educados na fé. Essa experiência com o Pai só faz sentido se ela nos modificar para melhor, transformar nossos corações, nossos caminhos; assim nossa fé se tornará adulta e nos ajudará a testemunhar Jesus no mundo.

Na sequência, o padre rezou as preces da comunidade e os fieis ficaram em pé.  A equipe de música conduziu a assembleia a cantar com entusiasmo “Sobe a Jerusalém” no momento das oferendas.

Depois, iniciou-se a oração eucarística no. 2 cujos refrãos foram cantados pelos fiéis. A oração do Pai-Nosso foi rezada com a assembleia de mãos dadas. Posteriormente, cantou-se o Cordeiro de Deus; a comunhão foi dada em duas espécies pelo padre e ministros, auxiliados pela equipe da Acolhida. A equipe de música animou os fieis com um lindo canto de comunhão, extraído do livro da novena.

No final da missa, todos rezaram a consagração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de forma alternada, com a participação do padre Nelson e dos fieis, conduzidos pela comentarista da novena. Antes dos seus avisos, o pároco conduziu todos a rezar uma Ave Maria em intenção dos falecidos e dizimistas da igreja. Ele agradeceu muito a presença da assembleia assim como, a colaboração de toda a equipe que lhe assistiu nesse dia. Enfatizou a sequência da programação festiva; a campanha São José 10; convidou todos para participar do Apostolado da Oração; divulgou o site da igreja; destacou os visitantes de Fortaleza e do Rio de Janeiro, presentes na novena.

Ao final, ele deu a benção aos fieis e os convidou para uma confraternização nas barraquinhas, organizadas pelo Grupo de Oração Resgate São José. “Vivamos intensamente essa semana festiva em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”! Festejamos assim, mais uma noite de louvor à Mãe de Deus!

TEXTO: Luciana – Fotos: Isabela