OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA

OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA

 

Para você, que deseja crescer na vida de oração. Haverá 2 horários:

  • Segundas-feiras, às 19h e Terças-feiras, às 15h

As inscrições estão abertas na secretaria!

EXPERIÊNCIA COM DEUS

Rezar um Pai-Nosso é fácil. Uma Ave-Maria também é fácil. Mas ter um encontro profundo e pessoal com Deus, isso não é fácil. A Oficina de Oração e Vida introduz o participante (oficinista), de modo progressivo, em uma vida de oração muitas vezes desconhecida por ele, mas que o auxilia a conhecer melhor a si mesmo, o próprio Deus, e também os outros que estão ao seu redor. As atividades são apoiadas na Palavra de Deus e nas diversas modalidades de oração. Vivenciando estes aprendizados, e se fazendo a preciosa pergunta “o que Jesus faria no meu lugar?”, o oficinista observa mudanças graduais em sua vida.

* Em cada sessão há duas linhas fundamentais: uma descendente (Deus fala ao homem), e outra ascendente (o homem fala – responde – a Deus);

* A Oficina é um serviço laical. A maioria dos guias são leigos; todos os componentes das Equipes Coordenadoras são leigos em estreita união com seus Pastores;

* A Oficina se distingue por uma rigorosa pontualidade, uma estrita ordem e muita disciplina;

* A Oficina é um serviço:

– Limitado: Terminada as 15 sessões, damos por cumprido o nosso objetivo e nos retiramos;

– Aberto: As Oficinas são assistidas por simples cristãos, catequistas, agentes pastorais, militantes de grupos eclesiais, os afastados da Igreja, evangélicos de diversas denominações, ou seja, qualquer pessoa que esteja buscando Deus!

COMO É A ORGANIZAÇÃO? 

– Cada sessão dura (em média) duas horas;

– Acontece uma sessão por semana;

– O número ideal de participantes é entre 15 e 20 pessoas;

– A Oficina é dirigida por um Guia;

– A frente dos Guias há Equipes Local, Regional, Nacionais e Zonais (vários países) e Internacional;

FUNDADOR:

Frei Ignácio Larrañaga, capuchinho, é o inspirador e organizador dos TOV (do espanhol Talleres de Oracion y Vida, ou Oficina de Oração e Vida), que criou e estruturou o conteúdo da Oficina e orientou os guias do mundo todo. Ele fundou a Oficina em 1984, um serviço eclesial aprovado pela Santa Sé, que é difundido em mais de quarenta países.

O QUE SÃO AS OFICINAS DE ORAÇÃO?

O Oficina de Oração e Vida é um movimento eclesial católico, criado por Frei Ignácio Larrañaga em 1984.

É um serviço apostólico, único, aplicável em todos os países, que chegou à aprovação da Santa Sé . A criação desse movimento é resultado dos Encontros de Experiência de Deus iniciados no Brasil em 1974.

As Oficinas de Oração e Vida são o que hoje em dia se chama de uma nova evangelização.

1ª característicaensina-se a orar de uma maneira ordenada, metódica, sistemática, e sobretudo de uma maneira experimental e prática. E isto desde os primeiros passos até a contemplação transformante.

2ª característica: existe através da reconciliação universal uma profunda purificação de todas as mágoas, feridas, tristezas e agonias mentais. Elimina-se lentamente tudo isto mediante uma oração especial: a dita oração de abandono. Com o tempo, curam-se as feridas da alma, e chega-se à paz bíblica: a presença de todo o bem e a ausência de todo mal. As pessoas são levadas à paz bíblica de uma maneira sistemática, ordenada, eficaz e metódica.

3ª característica: o processo de santificação cristificante; Jesus Cristo colocado como modelo de vida, utilizando-se para isso do questionamento “o que faria Jesus no meu lugar?”. Insistentemente, quase obsessivamente, procura-se ser humilde como Jesus, paciente, dócil e, sobretudo, amar como Jesus amou.

4º característica: insiste-se que amigos de Jesus Cristo são apóstolos de Jesus Cristo, e entrega-se isso aos oficinistas, às paróquias, aos párocos, para que possam realizar trabalho apostólico concreto em suas paróquias. A dimensão apostólica é “a última conclusão” das Oficinas.

Em resumo: trata-se de um programa de conversão sincera que se prolonga não apenas durante a Oficina, mas ao longo da vida.

Horário das Missas
  • SEG
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • TER
    • 7:00
  • QUA
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • QUI
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • SEX
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
    • 19:00
  • SAB
    • 7:00
    • 8:00
    • 18:00
  • DOM
    • 7:00
    • 8:30 *
    • 10:00 ***
    • 11:30
    • 16:00
    • 17:30
    • 19:00 **

* Missas de Catequese

** Missa de Jovem

*** Missa da Família

Veja a programação completa